You are here

Destruição da Biodiversidade da Albufeira de Santa Águeda

Bloquistas questionam Governo sobre o que pretende fazer para acompanhar a situação de forma a proteger a boa qualidade da água que abastece milhares de pessoas. Moção apresentada pelo deputado municipal do Bloco, Luís Barroso, que apela à pro-atividade da Câmara Municipal de Castelo Branco, foi aprovada por unanimidade.
Foto de Manuel Costa Alves.

 A barragem de Santa Águeda, localizada no rio Ocreza, um afluente do rio Tejo, dá origem à albufeira do mesmo nome com uma área aproximada de 630 ha que abrange parte dos concelhos de Castelo Branco e do Fundão. Esta albufeira está classificada como de águas públicas protegidas e reveste-se da maior importância e sensibilidade ecológica, tendo em conta que abastece de água as populações dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Nas últimas semanas têm ocorrido obras na área reservada da albufeira de Santa Águeda que, ouvindo as denuncias da Quercos e outros ativistas locais, se presumem ilegais. Já foi destruída vegetação ribeirinha, carvalhos e outras espécies autóctones, estando a movimentação de solos a desencadear um processo erosivo e de arrastamento de terras para a albufeira que comprometem a biodiversidade ameaçando a qualidade da água que abastece milhares de cidadãos.

O Bloco de Esquerda, pela mão dos deputados Pedro Soares e Jorge Costa, já questionou o Governo sobre destruição da biodiversidade, a sua legalidade e licenciamento, bem como o que pretende fazer para acompanhar a situação de forma a proteger a boa qualidade da água que abastece milhares de pessoas.

Em Castelo Branco o deputado municipal do Bloco, Luís Barroso, apresentou uma moção, aprovada por unanimidade, onde incita o executivo da Câmara Municipal a ser pró-ativo na “salvaguarda da boa qualidade da água de abastecimento público deste concelho e da fauna e flora da albufeira de Santa Águeda”, no cumprimento da lei e do POASAP. Luís Barroso já requereu juntos dos serviços cópias de toda a documentação relacionada com as obras e pedidos de licenciamentos na envolvente da barragem.

Em anos anteriores já tinham sido registadas obras ilegais na zona da albufeira com mobilização de solos numa grande área, destruição de carvalhais e de outra vegetação natural, plantação de espécies arbóreas exóticas e edificação de muros. Nessa altura o Bloco de Esquerda interveio na Assembleia Municipal e na Assembleia da República, tendo o deputado Luís Fazenda visitado o local e questionado o anterior governo PSD-CDS sem que este tivesse respondido.

 

Comunicado da Comissão Coordenadora Distrital de Castelo Branco publicado na sua página de facebook.

Termos relacionados Política
(...)