DescontaminAção – Semana de Ação para Descontaminar a Economia

Várias organizações dos movimentos sociais convocam uma semana de Ação de 20 a 26 de Julho, que pretende colocar uma perspetiva de Justiça Social e Justiça Climática no centro da agenda para a recuperação após a pandemia.
“DescontaminAcção – Semana de Acção para Descontaminar a Economia”

A iniciativa é co-organizada pela Art for Change, a Assembleia Acção pela Habitação, a Brigada Estudantil, o Climáximo, a Greve Climática Estudantil e o Sindicato dos Trabalhadores de Call Center e dá pelo nome de “DescontaminAcção – Semana de Acção para Descontaminar a Economia”.

As organizadoras defendem que, neste período de recuperação da pandemia, "é necessária uma perspectiva clara de justiça social e climática que ponha no centro os serviços públicos e os direitos básicos e reiteram a importância de juntar forças entre as diversas lutas para enfrentar as raízes comuns dos problemas sociais".

As organizações que promovem esta iniciativa dizem ainda que querem "descontaminar a economia e as relações sociais", que produzem constantemente "viroses mortíferas, como a crise climática, o racismo e o colonialismo, a precarieade e o desemprego, o patriarcado e a lgbtqfobia, a especulação imobiliária e os despejos".

Haverá acções em vários pontos do país, organizadas por vários coletivos de diferentes setores das lutas sociais, com uma diversidade de táticas e sempre com atenção à segurança sanitária. O programa inclui a pintura de um mural, várias acções junto a ministérios e outros órgãos do Estado e Universidades, bem como uma acção contra as empresas de trabalho temporário.

Termos relacionados Ambiente