You are here

Descoberto plesiossauro mais antigo da Península Ibérica

Este novo género e espécie de réptil marinho, que terá vivido no Período Jurássico, há cerca de 195 milhões de anos, foi encontrado numa praia de São Pedro de Moel, na Marinha Grande, e por isso foi designado “Plesiopharos moelensis”.
“Plesiossauro”, Museu de História Natural, por Bibi/flickr, licenciado sob CC BY-NC-SA 2.0
“Plesiossauro”, Museu de História Natural, por Bibi/flickr, licenciado sob CC BY-NC-SA 2.0

"Este plesiossauro é o mais completo e antigo da Península Ibérica, datado do início do Período Jurássico, há cerca de 195 milhões de anos", referem os investigadores do Dino Parque e do Museu da Lourinhã numa nota de imprensa, citada pela agência Lusa.

Os plesiossauros eram répteis marinhos, que chegavam a atingir 5 metros de comprimento e viveram no tempo dos dinossauros.

Segundo os investigadores, a designação do novo género, 'Plesiopharos', deriva do facto de os achados terem sido encontrados perto do Farol de São Pedro de Moel, no distrito de Leiria, e da afinidade familiar com os plesiossauros.

O 'Plesiopharos moelensis', como foram designados o novo género e nova espécie do réptil marinho, foi descrito num artigo científico publicado na revista Acta Palaeontologica Polonica.

Os colecionadores Victor Teixeira e António Domingos encontraram os vestígios fossilizados, constituídos por partes das barbatanas dos membros do lado direito do animal, do tórax e do pescoço, e doaram o achado ao Museu da Lourinhã para ser estudado em laboratório e exposto ao público.

Segundo a Lusa, a equipa pluridisciplinar de paleontólogos e geólogos que descreveu o fóssil integrou Eduardo Puértolas-Pascual, Miguel Marx, André Saleiro, Alexandre Fernandes, João Marinheiro, Carla Tomás e Simão Mateus, colaboradores do Museu da Lourinhã e do Dino Parque.

Termos relacionados Cultura
(...)