You are here

Descargas industriais continuam a poluir rio Zêzere

O Bloco de Esquerda do Fundão realça que já fez várias denúncias que continuam ser resposta sobre o que considera ser um “abuso” que “leva à degradação da qualidade de vida dos habitantes.” Notícia publicada no Interior do Avesso.
Foto do Bloco de Esquerda do Fundão publicada no Interior do Avesso.
Foto do Bloco de Esquerda do Fundão publicada no Interior do Avesso.

As descargas efetuadas pelas atividades industriais dos concelhos a montante da freguesia da Barroca, no concelho do Fundão, continuam a ser efetuadas sem nenhum controlo por parte das autoridades competentes.

A espuma continua em abundância, como se comprova pelas fotografias de 16 de fevereiro de 2022 a que tivemos acesso segundo denúncia do núcleo Concelhio do Fundão do Bloco de Esquerda.

Já em novembro de 2021 este núcleo fez um comunicado idêntico mas não obteve nenhuma resposta às diferentes solicitações feitas.

O partido insiste que as queixas continuam a ser enviadas à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre este crime ambiental e que não tem havido respostas. Revela ainda que foi feito um estudo com recolhas de água em diferentes locais mas não se encontra a sua publicação, nem esta é enviada quando é solicitada.

O Bloco diz que este episódio tem-se repetido “por diversas vezes”. No verão de 2019 a Junta de Freguesia da Barroca teve que interditar a praia fluvial “devido ao cheiro e à espuma espessa, tendo inclusive os peixes desaparecido”.

Por isso, o Núcleo Concelhio do Fundão do Bloco de Esquerda “reitera o seu empenho na preservação dos recursos naturais e contra o abuso que tem acontecido e que leva à degradação da qualidade de vida dos habitantes”.

Notícia publicada no Interior do Avesso.

Termos relacionados Ambiente
(...)