You are here
Deputados do Bloco exigem libertação de ativista paquistanês

Dirigente político do Party Pakistan e atualmente do Awami Workers Party, Baba Jan participou nos protestos em apoio às vítimas das cheias e deslizamentos de terras no vale de Hunza em 2010, que desalojaram 6 mil pessoas.
Na resposta aos protestos, as autoridades da região reprimiram-nos com violência, matando manifestantes, prendendo e torturando os dirigentes desta luta. Num julgamento considerado como farsas pelos ativistas dos direitos humanos, Baba Jean foi condenado a prisão perpétua, mas foi depois libertado após pressão internacional.
Em janeiro deste ano, o dirigente político paquistanês foi novamente condenado a prisão perpétua, tal como onze companheiros. Apesar de estar preso, Baba Jan conquistou o direito a apresentar-se a eleições e foi o segundo candidato mais votado nas eleições regionais de 2015, sendo agora apontado pelas sondagens como o favorito às próximas eleições intercalares no vale de Hunza.
Esta sexta-feira, a eurodeputada Marisa Matias e os deputados José Manuel Pureza, Pedro Filipe Soares, Jorge Costa e José Soeiro escreveram um apelo a exigir a imediata libertação de Baba Jan e dos outros 11 detidos e a anulação da condenação, bem como a publicação do inquérito judicial que levou às falsas acusações.
Add new comment