You are here

Delegação do Bloco de Braga reúne com Câmara de Pontevedra

“O exemplo de Pontevedra mostra que é possível devolver a cidade às pessoas, substituir zonas preenchidas por alcatrão por zonas repletas de pessoas e convivência”, declara José Maria Cardoso.
Delegação do Bloco de Braga reúne com Câmara de Pontevedra. Fotografia: esquerda.net

Miguel Anxo Fernández Lores (Alcaide de Pontevedra) e Demetrio Gómez Xunquera (membro da Xunta de Goberno Local e conselheiro de Mobilidade) do Concello de Pontevedra, na Galiza, receberam na segunda feira, dia 12 de julho, uma delegação do Bloco de Esquerda do distrito de Braga. 

Esta reunião teve como principal objetivo melhor conhecer as medidas que têm vindo a ser implementadas em Pontevedra nos últimos vinte anos no que diz respeito a planeamento urbano e mobilidade. 

O Bloco Nacionalista Galego (BNG) está no governo de Pontevedra desde 1999. Um dos principais objetivos dos seus mandatos tem sido “a melhoria da qualidade de vida das pessoas” tendo lutado para “recuperar a cidade”, tornando-a num espaço para os habitantes de Pontevedra, afirmou o Alcaide Miguel Anxo Fernández Lores.

Ao longo dos anos, o processo de transformação das ruas em vias pedonais fez com que “a cidade recuperasse a essência de local de encontro” e “as praças e as ruas foram-se tornando locais de lazer”. Entre os resultados positivos obtidos encontra-se “a melhoria da qualidade do ar e a redução de acidentes rodoviários, não tendo sido registadas mortes no último ano”. Relativamente ao comércio, as vendas triplicaram, nos primeiros anos, nos locais pedonalizados.  

Uma outra medida implementada passou pela redução da velocidade máxima de circulação para 30km/hora em todas as vias municipais. O estacionamento de viaturas à superfície está limitado a quinze minutos. Foram criadas alternativas de estacionamento subterrâneo (sendo o piso -3 reservado a moradores) e construídos parques de estacionamento nas zonas de acesso à cidade. 

“Toda e qualquer mudança profunda tem sempre alguma resistência inicial. No entanto, atualmente há muitas ruas onde passam carros cujos moradores e comerciantes querem que sejam pedonalizadas”, concluiu Miguel Anxo Fernández Lores. 

A Região Autónoma da Galiza é constituída por quatro províncias (Concellos), sendo eles A Corunha, Lugo, Ourense e Pontevedra. A cidade de Pontevedra, com 83 mil pessoas, é a sexta mais populosa da Galiza, depois de Vigo, A Corunha, Ourense, Lugo e Santiago de Compostela. 

O Bloco de Esquerda fez-se representar nesta reunião por António Lima (cabeça de lista à Assembleia Municipal de Braga e atual deputado municipal), Alexandra Vieira (cabeça de lista à Câmara Municipal de Braga, atual deputada municipal e deputada na Assembleia da República), Manuela Airosa (candidata à União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, em Braga), Luís Pinto Lisboa (cabeça de lista à Câmara Municipal de Guimarães), Manuel Carlos Silva (cabeça de lista à Câmara Municipal de Barcelos), José Maria Cardoso (cabeça de lista à Assembleia Municipal de Barcelos, atual deputado municipal e deputado na Assembleia da República), Carlos Machado (Póvoa de Lanhoso),  Ricardo Cerqueira (Vila Verde) e João Rodrigues (candidato à Assembleia Municipal de Braga). 

Termos relacionados Política
Comentários (2)