You are here

Da Guerra dos Tronos ao feminismo no Liberdade 2016

Dia 5 de Agosto, terceiro dia do Acampamento Liberdade, os participantes voltaram a reunir-se para discutir assuntos da atualidade. Por Joana Soares.
Pedro Filipe Soares durante o debate "A Guerra dos Tronos e os Tratados Europeus". Foto de Gonçalo Cabral Ferreira

Da parte da manhã, Pedro Filipe Soares foi orador do plenário "A Guerra dos Tronos e os Tratados Europeus". Aqui, o líder da bancada parlamentar do Bloco, falou de formas de afirmação do poder na atual Europa e explicou como os Tratados Europeus funcionam como ferramentas de domínio político e controlo de poder das classes dominantes. (ver vídeo abaixo)

Da parte da tarde, os participantes puderam escolher entre três debates, também relevantes na atualidade portuguesa. No debate "Angola, quem é o MPLA", Timóteo Macedo, Beatriz Arnedo e Jorge Silva deram a sua visão sobre o MPLA. Os oradores focaram a corrupção dentro do próprio regime angolano e falaram dos abusos que as autoridades exercem sobre os cidadãos e presos políticos. Jorge Silva partilhou a sua experiência como antigo preso político do regime angolano. Além disso, abordaram também a questão dos 17 ativistas, detidos há um ano, e salientaram a atual dependência de Portugal relativamente a capitais angolanos.

Outro dos debates, sobre ensino superior, focou a questão das propinas. Luís Monteiro e Sandra Monteiroexplicaram o porquê de serem contra as propinas e defenderam a lógica de um ensino público, universal e gratuito, onde todas e todos podem ter acesso a uma educação de qualidade e verdadeiramente democrática.

Durante a noite foi exibido o primeiro episódio da série Mr. Robot, sobre um pirata informática que utiliza os seus conhecimentos para derrubar o sistema. Mais tarde, deu-se a festa Internacionalista, com concertos das bandas Humanoid e Brain Circles e o DJ set de Tropi Cáustica

A Guerra dos Tronos e os Tratados Europeus, por Pedro Filipe Soares | ESQUERDA.NET

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)