You are here

Cursos de leitura d'O Capital de Karl Marx no Porto e em Lisboa

150 anos após a sua publicação, a CULTRA - Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo organiza dois cursos de leitura d´O Capital de Karl Marx. O primeiro terá lugar já nos dias 13 e 14 de outubro, no Porto.
Cursos de leitura d'O Capital de Karl Marx no Porto e em Lisboa

A CULTRA - Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo organiza nos próximos fins-de-semana dois cursos de leitura d´O Capital de Karl Marx. No Porto (consulte aqui a ficha de inscrição) o curso terá lugar nos dias 13 e 14 de outubro e em Lisboa (consulte aqui a ficha de inscrição) nos dias 20 e 21 de outubro. 

Entre os dinamizadores encontram-se Francisco Louçã, Carlos Bastien, Fernando Bessa Ribeiro, João Teixeira Lopes, José Soeiro, Vicente Ferreira, Andrea Peniche, Hugo Monteiro, Heitor de Sousa e Samuel Cardoso. 

 

"Embora o seu primeiro volume tenha sido publicado em 1867, O Capital já estava a ser preparado por Marx há pelo menos duas décadas. Para decifrar os mistérios da organização económica, Marx propôs uma investigação às raízes do problema – era essa a chave do radicalismo, como defendia numa carta a Kugelmann em julho do mesmo ano. A obra partia, por isso, da análise da mercadoria e da sua troca, passando pelo estudo do valor, do trabalho e da exploração, das relações entre classes, da acumulação de capital e das crises do sistema", pode ler-se na apresentação dos cursos.

A CULTRA organiza estes cursos de leitura por ocasião dos 150 anos desde a publicação de uma obra que expõe as contradições ocultas do capitalismo. Neste curso, procura-se discutir ainda outras obras fundamentais de Marx e Engels, percorrendo a história dos conceitos e do método condensados nos três livros d’O Capital.

"A recente crise financeira, as novas formas de organização e exploração do trabalho e a evolução dos conflitos sociais confirmam a atualidade da crítica de Marx. Hoje como antes, a leitura d’O Capital ajuda a compreender as transformações dos nossos tempos, a urgência de alternativas e o papel decisivo das escolhas. Afinal, o mundo continua a ser “composto de mudança, tomando sempre novas qualidades”. Tudo depende das vontades", dizem os organizadores.

Consulte a página de Facebook da Cultra para mais informações.

Termos relacionados Cultura
(...)