You are here

Crise de incêndios na Austrália leva a evacuações em massa

Bombeiros australianos alertam para a necessidade de evacuação de cidades inteiras. As previsões de temperaturas de 40º e ventos fortes para sábado fazem prever o escalar de uma situação já dramática.
Crise de incêndios na Austrália leva a evacuações em massa
Cerca de quatro mil habitantes da cidade de Mallacoota foram evacuados de barco depois de os incêndios terem bloqueado todas as saídas da cidade. Foto de EPA/Lusa.

Os bombeiros australianos divulgaram um último pedido para que as pessoas abandonem as zonas afetadas pelos incêndios florestais nos estados de New South Wales, Victoria e South Australia. As autoridades receiam que a situação, já grave, piore de tal forma que se torne impossível defender cidades inteiras.

A cidade de Mallacoota, no estado de Victoria, já foi totalmente evacuada. Até esta sexta feira cerca de 4 mil pessoas estavam encurraladas por um incêndio que bloqueava todas as saídas da cidade. A maioria dos habitantes foram retirados de barco. Noutras zonas do país os militares têm largado mantimentos às comunidades isoladas.

As autoridades de New South Wales apelaram hoje a que as pessoas que ainda se encontram nas zonas de maior risco as abandonem até ao final da noite. Em comunicado, fizeram saber que algumas cidades poderão ser “impossíveis de defender” face às extremas condições climatéricas, colocando-se a possibilidade de os bombeiros serem simplesmente forçados a deixar arder algumas casas e propriedades.

“Infelizmente é bastante provável que percamos algumas casas amanhã, mas ficaremos felizes e consideraremos um sucesso se não perdermos nenhuma vida humana”, afirmou Rob Rogers, comissário responsável pelo departamento rural dos bombeiros de New South Wales.

“[preservar as vidas humanas] é a nossa única preocupação, e é preciso que a comunidade também se foque exclusivamente nisso”, afirmou.

Já em Victoria foram enviadas 250 mil mensagens de texto onde também se apela a que as pessoas abandonem as zonas onde residem. Em East Gippsland, região do estado de Victoria, há ainda 28 pessoas desaparecidas. Até ao momento estima-se que cerca de 3,5% do território deste estado tenha sido afetado pelos incêndios florestais.

No estado de South Australia estão ativos dois incêndios na Ilha Kangaroo que os bombeiros já informaram que não irão conseguir controlar e impedir que se alastrem.

Segundo o jornal The Guardian, Mark Jones, chefe dos serviços de bombeiros de South Australia, afirmou ficar “chocado” se ainda não existirem casas destruídas.

Estes alertas surgem na sequência das previsões meteorológicas de temperaturas de 40º e fortes ventos para todo o dia de sábado no sul do país, aumentando o risco de incêndio num país que vive uma situação dramática.

Termos relacionados Internacional
(...)