Crise climática é um legado do colonialismo, diz Greenpeace

Um relatório da Greenpeace do Reino Unido explica que o sul global foi "usado como local para despejar lixo". A ONG defende que as crises climática e ecológica são um legado do racismo sistémico e que as pessoas racializadas sofrem desproporcionalmente com os seus efeitos.
Foto de Fred Murphy.

No documento é assinalado que, apesar de as pessoas racializadas terem contribuído menos para a emergência climática, agora estão “a perder desproporcionalmente as suas vidas e meios de subsistência”.

“A emergência ambiental é o legado do colonialismo”, frisa a Greenpeace do Reino Unido, citada pelo The Guardian. Isso porque o colonialismo “estabeleceu um modelo através do qual o ar e as terras do sul global foram... utilizados ​​como locais de despejo de lixo que o norte global não quer”, lê-se no relatório.

A organização não governamental (ONG) acrescenta que desigualdades semelhantes são visíveis no Reino Unido, onde quase metade de todos os incineradores de queima de lixo estão em áreas com elevadas populações de pessoas racializadas. Em Londres, as pessoas racializadas são mais propensas a respirar níveis ilegais de poluição do ar, e em Inglaterra são quase quatro vezes mais propensas do que a população não racializada a não ter acesso a um espaço ao ar livre em casa, diz o relatório.

Mas a investigação revela uma ignorância generalizada relativamente à divisão racial nos impactos ambientais. Dos entrevistados, 35% acreditavam que as pessoas racializadas não eram mais propensas do que outras a viver perto de um incinerador de lixo; 55% acreditavam que não havia diferença na exposição à poluição do ar entre pessoas racializadas e não racializadas em Londres; e 47% acreditavam que não havia diferenças significativas entre as etnias no acesso a espaços verdes ao ar livre.

Produzido em colaboração com o grupo de reflexão sobre igualdade racial Runnymede Trust, o relatório traça as raízes da emergência ambiental até o colonialismo, a escravidão e a pilhagem de recursos do sul global.

“Argumentamos que os resultados da emergência ambiental não podem ser entendidos sem referência à história do colonialismo britânico e europeu, que colocou em movimento um modelo global para extração de recursos das pessoas racializadas”, escreve a Greenpeace.

A ONG quer vincular a justiça racial à agenda ambiental. Pat Venditti, o seu diretor executivo, explicou que estamos perante “dois lados da mesma moeda”. “É por isso que é absolutamente vital que, como organização de campanha, ajudemos a esclarecer as ligações entre racismo e danos ambientais” e que esse seja “um pilar central de nosso trabalho”, disse Venditti.

“Como uma organização predominantemente branca localizada no norte global, a Greenpeace UK reconhece que ainda tem muito a aprender. Mas estamos a fazer todos os esforços para garantir que acertaremos no futuro”, continuou.

O relatório refere que os principais grupos verdes “não fizeram o suficiente para reconhecer as ligações entre o racismo sistémico e as mudanças climáticas”.

A Greenpeace do Reino Unido reconhece que tem “trabalho a fazer para centralizar a justiça ambiental” nas suas campanhas e fa-lo-á “através dos seus relacionamentos com comunidades impactadas, outros aliados e os movimentos mais amplos de justiça ambiental e climática no Reino Unido e em todo o mundo”.

Halima Begum, diretora executiva do Runnymede Trust, realçou que “este relatório confirma que não podemos superar a emergência ambiental enfrentada por todo o planeta sem abordar padrões da disparidade racial global”.

Termos relacionados Ambiente