You are here

CP: greve pára mais de 80% dos comboios

Até ao meio-dia desta terça-feira, dia de Natal, circularam 41 comboios. O normal seria terem circulado 243.
Fotografia de Paulete Matos
Fotografia de Paulete Matos

Este dia de Natal registou uma forte perturbação na circulação de comboios. Até ao meio-dia, circulara apenas 41 comboios até ao meio-dia, 32 dos quais dizem respeito aos serviços mínimos obrigatórios estipulados pelo tribunal arbitral para as linhas urbanas de Lisboa e do Porto.

Assim, em média, circularam apenas 17 por cento dos comboios previstos normalmente. Como há serviços mínimos para as áreas de Lisboa e do Porto, pode ver-se a hora de partida e de chegada dos comboios no site oficial da CP. Para os comboios de longo curso, não há serviços mínimos, razão pela qual as supressões podem causar mais impactos.

A greve foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SFRCI) e pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF). De acordo com a Lusa, ambos contestam o “incumprimento do acordado com o Governo, em Setembro de 2017, referente ao recrutamento de 88 trabalhadores operacionais [...] da área comercial itinerante e para as bilheteiras da CP”.

Termos relacionados Sociedade
(...)