Covid-19 reduziu transplantes para menos de metade

No Dia Nacional do Transplante, a Sociedade Portuguesa de Transplantação alerta que a retoma dos transplantes tem sido lenta porque dadores não estão a ser sinalizados com o mesmo ritmo. Há doentes que estão “a perder oportunidades únicas”, dizem.
hospital
Foto de Paulete Matos

De acordo com o Jornal de Notícias, entre março e junho deste ano, houve menos 52% de transplantes devido à pandemia da covid-19. O regresso à normalidade está a ser demorado porque a sinalização dos dadores está com um ritmo baixo e a Sociedade Portuguesa de Transplantação alerta que muitos doentes estão “a perder oportunidades únicas”.

Os 52% de transplantes a menos entre os meses de março e junho representam uma redução de 307 para 147 transplantes. A doação de órgãos sofreu uma diminuição de 55% nos dadores falecidos, de 78% nos dadores vivos e 100% nos dadores sequenciais, segundo dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

Durante a fase crítica da pandemia da covid-19, só atividade urgente é que se manteve, isto é, os transplantes de urgência. Os transplantes renais de dador falecido são os mais comuns em Portugal, mas tiveram também uma queda significativa.

A presidente da SPT, Susana Sampaio, diz que “um dos problemas que atualmente notamos é que os dadores não estão a ser sinalizados como no passado”, já que o regresso progressivo à normalidade está a ser demasiado lento na área da transplantação.

A presidente da SPT e também médica nefrologista no Hospital de São João, no Porto, refere que “há uma franja de doentes que perderam meses e até anos de vida” porque o atraso na realização de um transplante renal, por exemplo, pode significar que o doente tem que continuar a fazer hemodiálise e a arriscar-se a contrair uma doença cardiovascular. Também o diretor do Serviço de Transplantação de Medula Óssea no Instituto Português de Oncologia do Porto denuncia que existem doentes que não vão ser transplantados por causa da pandemia da covid-19.

Esta segunda-feira, dia 20 de julho, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação.

Termos relacionados Covid-19, Política