You are here

Covas do Barroso: agrava-se protesto contra mina de lítio

População e autarcas de Boticas reforçam críticas contra projecto de mina de lítio a céu aberto da empresa britânica Savannah Resources. Pedido de classificação do projecto como PIN agrava preocupações com o impato ambiental.

A população de Covas do Barroso (Boticas, Vila Real), alarmada pela expansão agressiva de prospeções com vista ao estabelecimento de uma mina de lítio no seu território, está a reforçar a sua mobilização contra o projeto, que gera apreensão também entre autarcas da região.

O presidente da câmara de Boticas, Fernando Queiroga, afirma à agência Lusa ser contra o projecto por não salvaguardar os interesses da população, faltando também o estudo de impacto ambiental. Segundo Queiroga, a exploração de feldspato e quartzo existente, pacífica e sem agressividade ambiental, sofreu uma rápida expansão sem consulta da autarquia nem da população, dando lugar a um "projeto de enorme envergadura” muito para além do que "actualmente está licenciado".

A empresa britânica Savannah Resources prevê um investimento de 500 milhões de euros numa mina a céu aberto para extrair mais de um milhão de toneladas de minerais por ano, suficiente para produzir baterias para 250 a 500 mil carros por ano. Com o setor das baterias em rápida expansão e perspetivas de forte rentabilidade, a Savannah procura acelerar o projeto: pediu à AICEP classificação como Potencial Interesse Nacional (PIN), que será avaliado na próxima semana, promete 500 postos de trabalho a curto prazo e 300 a longo prazo, e afirma querer fazer de Portugal um centro europeu no processamento de lítio.

A pressa na execução do projeto está a agravar a apreensão da população e autarcas. No meio da aldeia de Covas do Barroso, uma faixa proclama: "Não à mina, sim à vida". Apicultores, criadores de gado e agricultores temem pelo futuro das suas explorações, todos temem pelos efeitos da poluição nas terras e na água, numa região classificada como Património Agrícola Mundial pela FAO. Em Novembro passado, o deputado Pedro Soares participou numa reunião com a população.

Termos relacionados Ambiente
(...)