You are here

Corbyn: Preparação para o Brexit é “balbúrdia completa”

O debate parlamentar com a primeira-ministra britânica foi marcado pelas notícias da ausência de um plano para as negociações com a UE.
Jeremy Corbyn na sessão de perguntas à primeira-ministra britânica esta quarta-feira no Parlamento.

Esta quarta-feira, a primeira-ministra Theresa May respondeu a questões dos deputados no parlamento britânico, no dia em que o The Times revelou um memorando interno do governo que revela a total ausência de um plano para o Brexit e que a definição de prioridades e estratégia negocial está ainda a seis meses de distância.

Para executar a saída do Reino Unido da União Europeia, o memorando prevê que seja necessário o reforço da administração pública, com a contratação de 10 mil a 30 mil funcionários. Por outro lado, as promessas do governo ao fabricante automóvel Nissan no sentido de proteger o seu investimento mesmo no caso da subida das tarifas para exportar para a UE poderão levar a que a restante indústria exija o mesmo, aponta o memorando.

O líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, confrontou Theresa May com a “balbúrdia completa” em que o governo transformou a decisão no referendo, chegando ao ponto de “ninguém perceber qual é a estratégia”. Corbyn apontou baterias ao ministro Boris Johnson, que afirmou que o Reino Unido sairá da União Aduaneira, mas a primeira-ministra não confirmou essa intenção, dizendo que “estamos a preparar-nos cuidadosamente para as negociações formais”.

Boris Johnson esteve envolvido esta semana em mais uma polémica desta vez com o ministro italiano Carlo Calenda. Segundo o Guardian, citando Calenda, o ministro britânico disse ao italiano que não queria a liberdade de circulação de pessoas mas queria continuar no mercado único.

“Eu disse-lhe: ‘Nem pensar!’ Ele disse: ‘Então vão vender menos prosecco’. Eu disse: ‘Ok, e vocês vão vender menos fish and chips, mas eu vou vender menos prosecco a um país e você a 27 países’. Colocar as coisas nestes termos é um bocado insultuoso”, afirmou o ministro italiano. 

Termos relacionados Brexit, Internacional
(...)