“Convocar a História”, um podcast de Fernando Rosas

Estreia este sábado o podcast semanal “Convocar a História”, coordenado por Fernando Rosas. Cada emissão irá convocar um momento histórico para melhor compreender o presente.

Estreia já a 13 de junho o podcast “Convocar a História”, um programa semanal coordenado por Fernando Rosas. Cada episódio contará com um convidado e um membro da equipa do podcast.

Fernando Rosas explica que o programa pretende “convocar o acontecimento histórico, um facto histórico ou um livro para, a partir das visões que é possível ter sobre ela, melhor podermos entender o presente e até o futuro”, pretendendo utilizar a história como “instrumento da cidadania, da decifração dos enigmas do presente e do futuro”.

O primeiro episódio contará com a presença da convidada Inês Brasão, socióloga e investigadora do Instituto de História Contemporânea, e versará sobre o tema das criadas e o trabalho doméstico.

A 20 de junho o programa irá focar-se na Banalidade do Mal, de Hannah Arendt, com Viriato Soromenho Marques. O terceiro episódio do podcast será uma conversa sobre o pesado lastro do colonialismo português com a socióloga e ativista Cristina Roldão.

Já em julho, o quarto episódio do podcast terá como tema o fascismo e o pós fascismo, com Manuel Loff. Na semana seguinte, a partir de uma conversa com Virgínia Baptista, o tema em debate será a longa marcha do feminismo português.

A história das pandemias em Portugal será o tema do episódio de 18 de julho e a convidada será a investigadora Helena Silva.

A primeira temporada termina a 25 de julho com uma conversa com o economista João Rodrigues sobre a Europa.

Na equipa da redação do podcast constam Andrea Peniche, filósofa e ativista feminista, Luís Farinha, investigador do Instituto de História Contemporânea, Luís Trindade, professor de História, Mariana Carneiro, socióloga, Miguel Cardina, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e Rita Lucas Narra, investigadora do Instituto de História Contemporânea.

Para enviar perguntas ou comentários sobre cada um dos episódios basta enviar um email para o endereço [email protected] com o assunto “Convocar a História”.

Os episódios do podcast “Convocar a História” estarão disponíveis aos sábados no portal esquerda.net e nas aplicações de podcasts.

Termos relacionados Cultura