Contra os cortes na linha de Sintra: unanimidade na Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal de Sintra aprovou por unanimidade um voto de protesto apresentado pelo Bloco contra o corte de serviços da CP na linha de Sintra. A empresa anunciou que iria reduzir o número de comboios e encerrar bilheteiras durante o Verão.
Foto de Ingolf/Flickr

A CP anunciou que, entre 23 de junho e 7 de setembro, iria cortar nos serviços prestados na linha de Sintra.

Só que os deputados municipais do concelho de Sintra não concordam com a redução e votaram unanimemente o voto de protesto contra esta situação que tinha sido apresentado pelo Bloco de Esquerda.

Os autarcas alegam que, nesse período, apesar do fim das aulas significar uma redução da procura por parte dos estudantes, ainda assim “muitos milhares de munícipes continuam a necessitar diariamente de transportes”. E “devido ao aumento dos tempos de espera” estes veem “posto em causa o seu direito à mobilidade”.

Os deputados municipais consideram ainda que “é necessário ter em conta o aumento da procura de comboios por turistas”.

Por isso, os partidos representados na Assembleia Municipal de Sintra foram unânimes na exigência não só de revogar a medida mas também de reforçar o serviço de comboios.

No texto proposto à Assembleia pelo Bloco reclamam-se medidas de urgência ao governo de forma a “começar a reverter as consequências catastróficas de anos de desinvestimento na manutenção da via férrea e do material circulante, bem como nos recursos humanos, que se traduziu, só neste ano, em centenas de comboios suprimidos, milhares de horas de atrasos para utentes e enormes prejuízos para a economia e ambiente”.

Termos relacionados Política