You are here

“Conflito de interesses” na RTP provoca saída de administrador

O Conselho Geral Independente da RTP decidiu que Nuno Artur Silva não continua como administrador da empresa devido ao “conflito de interesses” denunciado pela CT.
Conselho Geral Independente da RTP decidiu que Nuno Artur Silva sairá da administração por “conflito de interesses”
Conselho Geral Independente da RTP decidiu que Nuno Artur Silva sairá da administração por “conflito de interesses”

Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, o Conselho Geral Independente (CGI) divulgou a sua decisão de manter Gonçalo Reis na presidência da RTP e retirar Nuno Artur Silva da administração da empresa, na sequência do “conflito de interesses” denunciado pela Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP.

Em comunicado, o CGI aponta que Nuno Artur Silva não continuará na administração da empresa pública de televisão, por ser “incompatível com a irresolução do conflito de interesses entre a sua posição na empresa e os seus interesses patrimoniais privados, cuja manutenção não é aceitável, não obstante o CGI, no âmbito das suas funções de supervisão e fiscalização, não ter verificado que isso tenha sido lesivo da empresa, no decurso do seu mandato”.

Recorde-se que a CT denunciou, a 12 de janeiro, o “conflito de interesses” entre a RTP e o administrador Nuno Artur Silva, “proprietário de uma produtora e de um canal concorrente da própria empresa”.

No seu comunicado, o CGI refere ainda que da administração da RTP também sairá Cristina Vaz Tomé, administradora responsável das finanças.

De notar também, que na sequência do comunicado da CT, o Bloco de Esquerda tinha questionado o Governo, perguntando, nomeadamente: se “já consultou o Conselho de Opinião e o Conselho Geral Independente da RTP” sobre as referidas denúncias.

Na administração, Nuno Artur Silva era o responsável pela reconfiguração da política de conteúdos, “tarefa que desempenhou de modo altamente meritório e sucessivamente reconhecido pelas instâncias de escrutínio da empresa”, segundo o CGI. Com a sua saída, será Gonçalo Reis que no próximo mandato liderará o Projeto Estratégico, de acordo com as orientações que o CGI definir.

Termos relacionados Sociedade
(...)