Concluída eleição de delegados para a X Convenção do Bloco

As eleições de 639 delegados à X Convenção do Bloco de Esquerda decorreram a 18 e 19 de junho por todo o país. A moção A elegeu 523, a moção B elegeu 33, a moção R elegeu 60 e as Plataformas locais elegeram 23 pessoas.
Bandeiras no almoço de aniversário do Bloco de Esquerda, foto de Paulete Matos

Terminaram este fim de semana as eleições de delegados para a X Convenção Nacional do Bloco. As contagens finais dos votos já foram concluídas e a moção A elegeu 523 delegados (conquistando 81.8% dos votos), a moção B elegeu 33 delegados (5.2%), a moção R elegeu 60 delegados (9.4%) e as plataformas locais elegeram 23 pessoas (3.6%). As versões finais das moções e das plataformas políticas apresentadas à X Convenção podem ser ligas online (Moção AMoção BMoção RPlataforma 1Plataforma 2Plataforma 3 e Plataforma 4).

A X Convenção bloquista terá lugar no Pavilhão do Casal Vistoso (metro Areeiro), em Lisboa. A sessão internacional que a antecede decorrerá a partir das 21h de sexta-feira, 25 de junho, com entrada livre. As intervenções portuguesas estarão a cargo de Catarina Martins, Marisa Matias e Luís Fazenda. O tema da sessão é “O Tempo dos Movimentos na Europa” e inclui protagonistas de alguns movimentos de resistência à escala nacional e europeia contra o rumo da UE e as políticas de austeridade. Os convidados internacionais são Eric Toussaint, do Comité pela Anulação da Dívida do terceiro Mundo e participante das Conferências por um Plano B para a Europa; Arthur Moreau, participante do movimento Nuit Debout, e Sylvia Gabelmann, do movimento Blockupy.

Os trabalhos da convenção terão início às 11h de sábado, com a apresentação e votação do relatório do comissão organizadora e do regimento da X Convenção. A intervenção de abertura terá lugar às 11h30, e será seguida da discussão e votação de propostas de alteração dos estatutos. Às 15h será a apresentação e debate das diferentes moções. No sábado, os trabalhos terminarão às 23h e recomeçam no domingo às 11h. Às 12h será a votação final das moções e a sessão de encerramento tem início prevista para as 12h30. Durante a tarde de sábado e a manhã de domingo decorrerá a votação para a mesa nacional e a comissão de direitos.