You are here

Concentração pela despoluição do Rio Lis marcada a 22 de maio

Ambientalistas marcam protesto depois de análises recentes feitas à água do rio que atravessa a cidade de Leiria terem revelado que a poluição provocada por descargas ilegais das suiniculturas da região se continuam a agravar.
Ribeira dos Milagres, que desagua no Rio Lis. Foto de Paulo Cunha/Lusa.
Ribeira dos Milagres, que desagua no Rio Lis. Foto de Paulo Cunha/Lusa.

O Rio Lis encontra-se muito poluído devido às frequentes descargas das suiniculturas da região. Recentemente, a Oikos fez análises à agua, que confirmaram que a situação se continua a agravar, motivando a marcação de um protesto pela Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres (CADRM) para 22 de Maio, 2ª feira, às 15h na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

As entidades fiscalizadoras, apesar de receberem várias denúncias das descargas ilegais, "nunca conseguiram resolver o problema", denuncia a CADRM. "A responsabilidade desta situação chega também aos sucessivos Governos e ministros do ambiente, assim como à Câmara Municipal e respetivo executivo", afirma a CADRM em comunicado.

Uma razão adicional de protesto da comunidade é o facto de se terem perdido mais de de 9 milhões de euros que estavam destinados à construção de uma Estação de Tratamento de Resíduos Suinícolas (ETES). "A ETES projetada tinha uma capacidade de tratamento inferior a 50% do volume de resíduos produzidos e lançados ao rio anualmente", mas apesar disso foi "uma oportunidade perdida", explicam os ambientalistas. O fundo destinado à ETES perdeu-se porque "o poder local foi totalmente incapaz de impulsionar a concretização deste projeto".

"Leiria é o município mais afetado pelas descargas suinícolas, pois o Rio Lis atravessa a cidade, mas o presidente da Câmara Municipal diz desconhecer a razão para a não adjudicação da ETES. Esta posição não é aceitável", conclui a CADRM, em comunicado. Em baixo, podes ver uma reportagem do Mais Esquerda sobre a poluição na Ribeira dos Milagres, um dos afluentes do Rio Lis.

 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)