“Comportamento da ex-ministra é eticamente criticável”, diz Pureza

O parecer da subcomissão de Ética do parlamento sobre a contratação de Maria Luís Albuquerque pela Arrow Global foi adiado para quarta-feira. José Manuel Pureza insiste que todos os esclarecimentos sobre a situação devem ser obtidos.
O caso de Maria Luís Albuquerque continua sob a alçada da subcomissão de Ética. Foto José Sena Goulão/Lusa

Os deputados da subcomissão de Ética estão a avaliar eventuais incompatibilidades do novo emprego que a ex-ministra das Finanças aceitou três meses após deixar o cargo numa empresa do setor financeiro. A decisão final sobre o parecer foi adiada para a próxima quarta-feira, na sequência de um requerimento do PCP para introduzir alterações ao projeto de parecer apresentado esta sexta-feira e o pedido de novas informações ao governo.

Os deputados receberam do gabinete do ministro das Finanças a resposta aos pedidos que já fizeram. Mas o gabinete de Mário Centeno diz que existe "outra informação sujeita a sigilo fiscal e que, por esse motivo, não é remetida”.

Para o deputado bloquista José Manuel Pureza, “todos os esclarecimentos que seja necessário obter, devem ser obtidos. Mantemos o que dissemos até agora: temos grandes reservas sobre a legalidade desta situação, quer do ponto de vista da ex-governante que assume três meses depois funções de direção de uma empresa que estava no universo por ela tutelado enquanto ministra, quer do ponto de vista de uma deputada que vai ter um exercício de direção de uma empresa que pode vir a colidir com o seu mandato de deputada”.

“Ninguém compreende que nós desliguemos uma discussão da legalidade de uma discussão do essencial: a ética e a política. Achamos que este comportamento em concreto é politicamente reprovável e eticamente criticável”, prosseguiu José Manuel Pureza.

Para o deputado do Bloco, todos os esclarecimentos sobre a situação de Maria Luís Albuquerque devem ser prestados à Assembleia, “em beneficio da própria deputada e do parlamento”. “Vamos esperar até quarta feira. Até lá, estou certo que toda essa matéria será esclarecida”, concluiu Pureza em declarações aos jornalistas no final da reunião da subcomissão.