You are here

Comissão Europeia responde sobre poluição na Ribeira de Travassos

Os eurodeputados do Bloco endereçaram uma pergunta à Comissão Europeia relativa à poluição na Ribeira de Travassos, em Carregal do Sal. Na resposta, a Comissão refere que o estado ecológico é “moderado” e afirma que a ETAR “não trata as suas águas residuais de forma a satisfazer o nível de tratamento secundário”.
Poluição na Ribeira de Travassos. Fotografia: Interior do avesso

Após uma visita à Ribeira de Travassos com a população local, Marisa Matias e José Gusmão  dirigiram uma pergunta à Comissão Europeia sobre a poluição deste curso de água, afluente do rio Dão. 

Neste documento, os bloquistas referem que desde que foi inaugurada a nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Nelas III, em junho do corrente ano, registaram-se vários episódios de poluição ao longo da ribeira de Travassos, nomeadamente no Poço da Relva, localizado em Beijós, no concelho de Carregal do Sal. “O foco das descargas poluentes é, precisamente, a ETAR” referiam os eurodeputados bloquistas na sua pergunta. 

Os eurodeputados do Bloco classificavam como “preocupante” o estado atual da Ribeira de Travassos e do Poço da Relva e referiram a agravante de se tratar de “uma zona de elevado valor ambiental, ecológico e paisagístico, provocando danos na fauna e flora locais e degradando a qualidade de vida da população de Beijós e do concelho de Carregal do Sal”. Os bloquistas consideram que o exposto conflitua com o disposto da Diretiva-Quadro da Água (DQA).  

Em resposta ao Bloco, a Comissão Europeia afirma que, “de acordo com as informações comunicadas por Portugal ao abrigo da DQA, o estado ecológico da Ribeira de Beijós/Ribeira de Travassos é “moderado” e referem que o estado químico é “desconhecido”. 

Esta resposta indica também que o concelho de Nelas não cumpre o disposto no artigo 4º da DQA, “uma vez que não trata as suas águas residuais de forma a satisfazer o nível de tratamento secundário (biológico)”.

Via Interior do Avesso.

Termos relacionados Ambiente
(...)