You are here

Comissão Europeia chumba orçamento italiano para 2019

Di Maio diz que chumbo não surpreende, pois este é o primeiro orçamento "que é escrito em Roma e não em Bruxelas". O Governo italiano tem agora três semanas para apresentar uma nova proposta.
Comissão Europeia chumba orçamento italiano para 2019
Esta é a primeira proposta de orçamento chumbada pela União Europeia desde 2010. Foto de Luigi di Maio/Facebook.

A Comissão Europeia rejeitou hoje o plano orçamental de Itália para 2019. O Governo italiano tem agora três semanas para apresentar uma nova proposta. 

É a primeira vez que tal acontece desde que a Comissão Europeia instituiu o “semestre europeu” de coordenação de políticas económicas e orçamentais no ano de 2010. Momentos antes da divulgação da informação, Giuseppe Conte, primeiro-ministro de Itália, disse que “não há plano B” em relação ao orçamento.

Entre as medidas apresentadas encontra-se o aumento da despesa, reversões de reformas estruturais e redução de impostos. Uma outra introdução é o rendimento básico incondicional e universal, velha bandeira do Movimento 5 Estrelas, e o lançamento de um plano de amnistia fiscal para atenuar a fuga aos impostos. 

A Comissão Europeia alega que o orçamento apresentado “vai abertamente contra” as regras europeias. É pelo menos esse o conteúdo das declarações de Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, que afirma em conferência de imprensa que “não se pode curar o endividamento com mais dívida”. 

Em declarações à Bloomberg, Conte já tinha afirmado que o Governo de Itália não iria fazer alterações “de substância” ao documento apresentado. “Será muito difícil para mim porque não posso aceitar isso”, disse. 

Numa tentativa de apaziguar a reação dos mercados, Giuseppe Conte afirmou que não é sua intenção tirar a Itália do Euro. “Pode assegurar-vos de que este executivo não vai acompanhar este país, a Itália, para fora da Europa — estamos muito confortáveis na Europa, é a nossa casa, o euro é a nossa moeda, a minha moeda e a moeda do meu filho, que tem 11 anos, e a moeda dos meus futuros netos”.

Já Luigi di Maio, vice Primeiro-Ministro eleito pelo populista Movimento 5 Estrelas, tem uma posição diferente. Afirma não estar surpreso com chumbo da Comissão Europeia e diz que país "não poderia continuar com as políticas" da União Europeia. 

Di Maio afirma que este orçamento “é o primeiro que não apela à União Europeia. Não surpreende: é o primeiro que é escrito em Roma e não em Bruxelas (...) Com os danos que já provocaram, certamente que não poderíamos continuar com as suas políticas. Vamos continuar a dizer à Comissão Europeia o que queremos com respeito. Mas a Comissão tem de mostrar o mesmo respeito pelo povo italiano e pelo governo que o representa hoje”.

Termos relacionados Internacional
(...)