You are here

Comissão de Trabalhadores da RTP apoia projeto de lei do Bloco sobre TDT

Bloquistas querem alargar oferta de serviços de programas na televisão digital terrestre (TDT), garantindo condições técnicas adequadas e o controlo do preço. Em comunicado, a CT da RTP saúda “este primeiro passo sobre uma matéria em que os interesses instalados têm privado Portugal de uma TDT que corresponda às necessidades da população”.

Esta quarta-feira, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um projeto de lei que visa alargar a oferta de serviços de programas na televisão digital terrestre (TDT), garantindo condições técnicas adequadas e o controlo do preço.

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP, “congratula-se com este primeiro passo sobre uma matéria em que os interesses instalados têm privado Portugal de uma TDT que corresponda às necessidades da população”, lembrando que, “para além da inclusão dos canais de rádio e de televisão de serviço público”, o projeto de lei do Bloco “pretende também adequar a rede de TDT a condições técnicas que acabem com a deficiente distribuição do sinal existente”.

“Constatando o subaproveitamento das condições de que a TDT dispõe, este é um dos casos em que não é difícil tirar Portugal da cauda da Europa, bastando para tal a vontade política que até agora não existiu”, defende a CT, destacando que, “desde a primeira hora” que esta tem sido uma das suas lutas.

Os membros da CT apelam “a todos os deputados dos diferentes grupos parlamentares para que contribuam e colaborem na alteração de uma realidade que nos envergonha em termos europeus e que priva os portugueses de um serviço que existe mas ao qual não têm pleno acesso”.

Num conjunto de perguntas e respostas sobre a TDT, os bloquistas enunciam as vantagens do sinal digital face ao sinal analógico, comparam a evolução da TDT a nível europeu – demonstrando que Portugal tem de longe a pior oferta -, e explicam, nomeadamente, por que razão são necessárias alterações à forma como a PT define o preço do serviço.

AttachmentSize
PDF icon pl_tdt_3.pdf87.84 KB
PDF icon comunicado_012016-1.pdf88.05 KB
PDF icon bloco_tdt_questoesrespostas.pdf445.52 KB
Termos relacionados Política
Comentários (1)