You are here

Com confinamento aumentaram queixas sobre ruído

As multas sobem e organizações como a Zero também registam a mesma tendência, dizendo que é preciso encontrar formas de equilibrar as novas exigências colocadas pelo confinamento e teletrabalho.
Tampões para ouvidos. Foto de Kristina D.C. Hoeppner/Flickr.
Tampões para ouvidos. Foto de Kristina D.C. Hoeppner/Flickr.

PSP, GNR e até entidades como a associação ambientalista Zero confirmam que, com o confinamento, aumentaram as queixas sobre ruído. Só a PSP, responsável pelo policiamento urbano, levantou entre abril de 2020 e janeiro de 2021, 667 autos por ruído de vizinhança. Só no primeiro confinamento os números quase que triplicaram.

Os dados são revelados pelo Jornal de Notícias que detalha que os níveis de autos levantados por mês. Se antes da pandemia, em janeiro fevereiro do ano passado, os números eram de 36 e 35 autos, no primeiro mês subiram para 47 e a tendência de aumento atingiu o pico em abril. Depois em maio houve 82, em outubro 75, em dezembro e janeiro 70. novembro foi a exceção com 44 multas.

Estes números são dos processos que passaram para a fase de “auto por contraordenação por ruído de vizinhança”, o que quer dizer não se conhece toda a dimensão do problema das queixas sobre ruído feitas à polícia. A multa só é aplicada quando a "pessoa responsável pelo ruído não promove a resolução em tempo" da situação.

O mesmo jornal obteve ainda os números de denúncias de ruído da GNR. Em 2020 foram 3590. Nas zonas rurais, o destaque vai para o verão: em julho foram 622 queixas, em agosto 607. Em janeiro tinham sido recebidas 58 queixas. Faro, Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Aveiro são as zonas mais afetadas.

Também a associação ambientalista Zero revelou que, ao passo que antes da pandemia recebia “uma ou duas queixas por semana”, nos últimos dois meses foram 200 queixas. Com o teletrabalho a passar a ser uma realidade mais presente, Francisco Ferreira, o presidente deste grupo, diz que é preciso analisar o problema e encontrar um "equilíbrio" entre as necessidades.

Termos relacionados Sociedade
(...)