You are here

Colômbia: FARC terminam entrega de armas à ONU

A violência dos últimos cinquenta anos causou mais de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.
Dois homens seguram pano com pintura a celebrar a assinatura do acordo de paz entre o governos e as FARC. Foto de Luis Eduardo Noriega/EPA/Lusa.
Dois homens seguram pano com pintura a celebrar a assinatura do acordo de paz entre o governos e as FARC. Foto de Luis Eduardo Noriega/EPA/Lusa.

As Forças Armadas Revolucionárias (FARC) da Colômbia terminaram a entrega das armas à missão da ONU no país, em conformidade com o acordo de paz, alcançado depois de meio século de conflito, noticia a agência Lusa. 

“A missão da ONU recebeu as armas individuais que estavam ainda na posse das FARC: 7.132 armas, à exceção das que, conforme o protocolo, serão utilizadas para assegurar a segurança dos 26 acampamentos, onde se encontram ainda sete mil guerrilheiros", informa o comunicado as Nações Unidas.

O acordo de paz entre o Governo colombiano e as FARC foi estabelecido no final do ano passado num processo histórico para pôr fim a um conflito armado com mais de meio século.

O conflito arrastava-se desde os anos sessenta, entre as FARC - fundadas em 1964 na sequência de uma revolta campoensa implicou as FARC, e outras guerrilhas de extrema-esquerda, milícias paramilitares de extrema-direita e as forças armadas. A violência causou mais de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)