You are here
Colômbia: FARC e governo põem fim a 50 anos de guerra

O acordo negociado nos últimos anos sob mediação de Havana ficou fechado esta quinta-feira na presença do secretário-geral da ONU e de sete chefes de Estado latinoamericanos. O acordo final será ainda referendado, mas ontem foi considerado “um dia histórico” pelo presidente colombiano. “Que este seja o último dia de guerra”, desejou o líder guerrilheiro numa declaração entre lágrimas a colocar um ponto final no conflito que matou mais de 250 mil pessoas ao longo de 50 anos.
O ponto mais difícil da negociação foi o da desmobilização de sete mil guerrilheiros presentes nas bases instaladas nas florestas e montanhas da Colômbia. O processo vai contar com financiamento internacional, com Obama a pedir ao Congresso autorização para 450 milhões de dólares para remover minas e apoiar os guerrilheiros desmobilizados após o desarmamento das FARC.
Fora deste acordo ficou a guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN). Um processo de paz separado foi posto em marcha, mas o ELN rejeitou a pré-condição de abandonar os raptos para se sentar à mesa das negociações, recusando assim abdicar da principal fonte de financiamento da organização.
Add new comment