You are here

Colégios coagiram crianças a escrever a Marcelo e Costa

Pais de alunos de colégios privados queixaram-se de os filhos terem sido coagidos a escrever cartas a políticos. Hoje, movimento de pais, professores e encarregados de educação de escolas privadas e cooperativas entregou 50 mil cartas a pedir a manutenção do financiamento público.
Foto de Paulete Matos.

O Jornal de Notícias descreve que em alguns colégios privados pais de alunos se queixaram que os filhos foram coagidos a escrever cartas ao Presidente e ao Primeiro Ministro. Estas cartas foram algumas das 50 mil entregues hoje por cerca de cinquenta professores, pais e encarregados de educação de escolas particulares e cooperativas a pedir a manutenção do financiamento público. 

Em causa está o despacho do governo que define que só serão financiadas as escolas privadas em áreas sem oferta pública ou, havendo oferta pública, o financiamento das turmas será mantido até que os alunos acabem o ciclo de ensino que frequentam.

Os pais descreveram que as crianças que foram obrigadas a escrever as cartas tê-lo-ão feito sob um clima de intimidação, no qual os professores descreviam “uma situação de calamidade, que a escola ia acabar, que os coleguinhas iam ficar sem escola”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (7)