You are here

Coimbra: motorista assedia passageira em autocarro

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um motorista a assediar uma passageira. A vítima apresentou queixa à PSP e o funcionário foi suspenso. José Manuel Pureza considera que este é "um ato de violencia sexista inaceitável em qualquer circunstância, mais ainda num serviço público". 
Coimbra: motorista assedia passageira em autocarro. Fotografia: SMTUC

O autocarro 2T dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) faz um percurso com cerca de 50 paragens desde Vil De Matos até à Avenida Sá Da Bandeira. Num destes dias, uma passageira aguardava o início da viagem quando o motorista a abordou perguntando as horas. Eram 10h14 da manhã.

De seguida, o motorista indaga se a passageira tem o dia livre e diz que “tenho que ir mas não me apetecia”; ri-se e diz “não fiques chateada comigo”. Sempre muito próximo da passageira, diz-lhe “acho que já não ia para lado nenhum”. 

A passageira insiste que o motorista tem que ir, refere que está a deixá-la sem jeito e diz-lhe que deve ir conduzir. O motorista diz que “não me apetecia nada” [ir conduzir] acrescentando que “lhe apetecia antes outra coisa”.

A situação foi filmada e o vídeo foi colocado a circular nas redes sociais acompanhado de um comentário onde se refere “como é que as pessoas se vão sentir seguras a andar sozinhas de autocarro se o próprio motorista assedia uma passageira?”
 

Entretanto, a Câmara Municipal e os SMTUC emitiram um comunicado onde “repudiam veemente” o comportamento do funcionário, informando que foi determinada a “abertura de processo disciplinar, a suspensão imediata e retirada do trabalhador em causa das escalas de serviço, de forma preventiva, sendo o processo instruído posteriormente ao abrigo da legislação em vigor. 

Em declarações aos esquerda.net, o deputado José Manuel Pureza, eleito por Coimbra, considera que é necessário "um rápido e rigoroso apuramento dos factos, a salvaguarda da privacidade da vítima, bem como a adoção, pelo município, de uma estratégia de prevenção destes comportamentos nos serviços sob sua tutela."

Termos relacionados Sociedade
(...)