You are here

Cohn-Bendit apoia ex-ministro de Sarkozy para o lugar de Barroso

O eurodeputado dos Verdes defende que o atual comissário europeu responsável pela união bancária, Michel Barnier, “é o único candidato credível para a presidência da Comissão Europeia”. Barnier vai disputar esta semana com Jean-Claude Juncker a candidatura do PPE à Comissão.
O eurodeputado dos Verdes não regressará a Estrasburgo, mas gostava de ver Michel Barnier a presidir à Comissão Europeia. Foto Parlamento Europeu

O co-presidente da bancada dos Verdes europeus não voltará a sentar-se em Estrasburgo a partir das eleições de maio, mas fez questão de ir dar o seu apoio ao partido que o elegeu em 2009 e do qual se distanciou em 2012, tendo mesmo chamado “imbecil” ao co-presidente do partido por se opor ao Tratado Orçamental subscrito por Hollande. Esta terça-feira ao lado dos candidatos da Europe Ecologie-Les Verts (EELV) — entre os quais José Bové, que é também candidato dos Verdes europeus à presidência da Comissão — Cohn Bendit voltou a surpreender, ao declarar o seu apoio a uma figura da direita francesa para substituir Durão Barroso.

“O melhor seria o José [Bové], mas sejamos realistas”, pediu o eurodeputado, citado pelo Libération. “O único que seria um candidato credível para a presidência da Comissão, e que nem a direita nem a esquerda o querem, é Michel Barnier”, anunciou Daniel Cohn Bendit, descrevendo como um “Jaques Delors do centro-direita” o atual comissário europeu do Mercado Interno e Serviços e antigo governante da UMP durante os mandatos de Chirac e Sarkozy.

Já esta quarta-feira, Michel Barnier formalizou a sua pré-candidatura à presidência da Comissão e vai disputar a nomeação do Partido Popular Europeu, que reúne esta sexta-feira 800 delegados em Dublin para a eleição. O principal adversário de Barnier será o ex-primeiro-ministro luxemburguês Jean-Claude Juncker, considerado até agora o grande favorito. Na corrida está também o antigo chefe do governo da Letónia Valdis Dombrovskis, que se demitiu em novembro ao assumir a responsabilidade política pelo desabamento da cobertura de um supermercado em Riga, uma tragédia que deixou 54 mortos.

Na sua mensagem de anúncio de candidatura, referindo-se ao PPE que tem dirigido a Comissão e que acolhe Merkel, Barroso, Passos Coelho e Paulo Portas, Michel Barnier afirma que “a nossa família política teve um papel essencial a tirar todas as lições da crise financeira, sanear as finanças públicas e aumentar a nossa competitividade”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)