You are here

Cinemateca Portuguesa programa ciclo em defesa da Cinemateca Brasileira

O ciclo regular de cinema tem início em setembro e só termina quando os trabalhadores da Cinemateca Brasileira “puderem de novo regressar ao lugar e à missão que lhes compete”.
Ciclo "Salvar a Cinemateca Brasileira! - Foto de Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema | Facebook

A informação, citada pela Lusa, é divulgada na programação de setembro da Cinemateca Portuguesa e consiste numa chamada de atenção para a atual crise pela qual passa “uma das cinematecas de referência no mundo, decisiva para a salvaguarda do Cinema Brasileiro”.

No início de setembro, a Cinemateca Portuguesa vai começar um ciclo regular de cinema e só termina quando os trabalhadores da Cinemateca Brasileira “puderem de novo regressar ao lugar e à missão que lhes compete”.

O ciclo, que terá uma periodicidade quinzenal, começa no dia 6 de setembro com o filme “O dragão da maldade contra o santo guerreiro", de 1969, também conhecido como “António das mortes”, primeira longa-metragem a cores do realizador Glauber Rocha.

A Cinemateca Portuguesa alerta que a parceira brasileira “viu-se subitamente posta em causa por um inusitado e intrincado processo político-administrativo”, ficando sem apoios do governo federal. Há um ano que está parada, inclusive com uma “interdição formal de entrada de todos os técnicos nas instalações” na cidade de São Paulo.

Todas as sessões do ciclo de cinema “serão em homenagem ao Cinema Brasileiro, à instituição Cinemateca Brasileira e à sua história, e à atual equipa que a representa”, pode ler-se na programação de setembro.

Em julho passado, um incêndio afetou o edifício de São Paulo da Cinemateca Brasileira, local que alberga o maior arquivo cinematográfico da América do Sul. Entre o material atingido, encontram-se quatro toneladas de documentos sobre a história do cinema do Brasil, equipamentos e parte do acervo de Glauber Rocha.

Durante este mês, a Cinemateca Portuguesa juntou-se ao movimento internacional de apoio à Cinemateca Brasileira e apresenta agora este ciclo regular de cinema em homenagem ao cinema brasileiro.

 

Termos relacionados Cultura
(...)