You are here

Cifial despediu precários em Santa Maria da Feira

A empresa Cifial, fabricante de acessórios de casa de banho, despediu dezenas de trabalhadores precários, com contratos de trabalho temporário. As denúncias chegaram ao site despedimentos.pt
Foto de despedimentos.pt

De acordo com denúncias que chegaram ao site de denúncias de abusos laborais, despedimentos.pt, a empresa CIFIAL “despediu algumas dezenas de trabalhadores precários, com contratos de trabalho temporário”. A empresa, situada em Santa Maria da Feira, é especializada na fabricação de acessórios de casa de banho.

As denúncias dão conta que a “administração da empresa avançou para os despedimentos ainda durante o mês de abril, ao mesmo tempo que recorreu ao mecanismo de lay-off (parcial) para cerca de duas centenas de trabalhadores e trabalhadoras da empresa”. Os relatos que chegaram ao site dizem ainda que esta decisão causou “indignação” entre os trabalhadores permanentes. Estes não entendem os despedimentos dos colegas, que, “apesar de estarem a contratos mensais, trabalhavam de forma ininterrupta há tempo suficiente para não serem apenas temporários”.

Este é mais um exemplo de uma empresa que despediu os trabalhadores precários ao mesmo tempo que recorreu aos apoios públicos, “supostamente destinados a proteger o emprego no contexto de crise sanitária” diz o site despedimentos.pt.

Além dos despedimentos, as denúncias acusavam a empresa de se ter recusado a assegurar procedimentos de higiene e proteção dos trabalhadores. E só após “várias e constantes reclamações por parte dos trabalhadores” é que a situação foi resolvida.

Esta não é a primeira vez que esta empresa é citada pelo site de denúncias. No início de abril o despedimentos.pt denunciava a imposição de férias forçadas a centenas de trabalhadores da CIFIAL.

Termos relacionados Sociedade
(...)