You are here

A ciclovia fica. Recuo de Moedas é boa notícia para Lisboa

O autarca lisboeta retirou a sua proposta para avançarem as obras na ciclovia da Avenida Almirante Reis sem um processo formal de consulta pública. Bloco congratula-se com o recuo de Carlos Moedas.
Foto Miguel A. Lopes/Lusa

Na agenda da reunião de vereação da Câmara Municipal de Lisboa desta quarta-feira estava previsto o debate e votação das propostas de Carlos Moedas para avançar com as obras para retirar a ciclovia no sentido ascendente da Avenida Almirante Reis, mantendo-a no sentido descendente para a circulação de bicicletas nos dois sentidos. A proposta foi alvo de críticas por ter sido feita sem um processo formal de consulta pública e sem pareceres técnicos, regressando à configuração inicial da ciclovia que teve um balanço negativo enquanto funcionou.

Apesar de a proposta de Moedas ter aprovação garantida graças à anunciada abstenção do PS, o autarca decidiu recuar no início da reunião, retirando a proposta com o argumento de que “o tema é demasiado relevante para jogos partidários”. Em resposta, o PS acusou Moedas de querer "vitimizar-se". A proposta do Bloco, Livre e da vereadora independente Paula Marques, no sentido de se abrir um processo de discussão pública e com estudos técnicos sobre as melhores soluções ficou adiada para uma futura reunião da vereação.

Para o Bloco de Esquerda, o recuo de Moedas "é uma boa notícia para a cidade". A vereadora Beatriz Gomes Dias reafirmou a sua disponibilidade para reuniões de trabalho "para chegar a uma proposta de consenso".

O grupo municipal do Bloco sublinha ainda que esta segunda-feira os vereadores receberam vários pareceres, "o que significa que as obras avançaram sem quaisquer pareceres técnicos ou estudos". E adianta que "o parecer dos bombeiros afirma que a solução de Carlos Moedas é pior que a atual, a Carris indica problemas de circulação com a nova solução e serviços da mobilidade e EMEL alertam para vários constrangimentos".

"O Bloco de Esquerda mantém que é necessária uma solução de requalificação de toda a Avenida Almirante Reis e eixos adjacentes e apresentará iniciativa própria para esse debate que Carlos Moedas indicou que se faria após a discussão da alteração provisória para a ciclovia da Almirante Reis, tempo que agora se inicia", conclui o comunicado do Bloco.

Termos relacionados Ambiente
Comentários (3)