You are here

Chelsea Manning tentou suicidar-se na cadeia

Os seus advogados confirmaram que Chelsea Manning tentou suicidar-se na cela na cadeia de Alexandria, Virgínia, onde está detida há um ano, depois de se ter recusado a testemunhar contra a Wikileaks, perante um grande júri federal dos EUA.
Chelsea Manning tentou suicidar-se nesta quarta-feira, 11 de março
Chelsea Manning tentou suicidar-se nesta quarta-feira, 11 de março

Chelsea Manning tentou suicidar-se esta quarta-feira, foi encontrada pelos guardas, com um lençol enrolado ao pescoço. Os guardas prestaram-lhe um primeiro auxílio e transportaram-na ao hospital.

Já em 2016 Manning tentou suicidar-se por duas vezes, quando estava acusada de ter passado à Wikileaks telgramas diplomáticos secretos e relatórios das guerras dos EUA no Afeganistão e no Iraque.

Chelsea Manning, que tinha sido presa em 2011, foi amnistiada por Obama, no final do seu mandato, após ter estado sete anos presa. Porém, foi de novo presa em março de 2019 por se recusar a testemunhar contra a Wikileaks, perante um grande júri. Libertada dois meses depois, foi na semana seguinte de novo presa e o juiz Anthony Trenga condenou-a a mais 18 meses de prisão e a multas que aumentam continuamente, de 500 dólares por dia no primeiro mês e de 1.000 dólares por dia após dois meses de prisão.

Está previsto que Chelsea Manning compareça perante o juiz na próxima sexta-feira, sobre uma ação pela sua libertação.

Chelsea Manning vive uma difícil situação, de prolongada prisão, que levou o relator especial da ONU Nils Melzer a avisar, no final do ano passado, que “as vítimas de detenção coerciva prolongada apresentam sintomas pós-traumáticos e outras consequências graves para a saúde mental e física” e a apelar a que a medida do juiz Trenga fosse de imediato abolida.

O relator da ONU acusou os Estados Unidos de tortura contra Chelsea Manning.

Termos relacionados Internacional
(...)