You are here

CGTP quer apoio às famílias a 100% na semana de contenção

A CGTP defende que o Governo garanta a remuneração completa entre 2 e 9 de janeiro “independentemente de haver ou não alternância no acompanhamento por parte dos progenitores” das crianças sem escola.
Foto de J.Barande - École polytechnique/Flickr

Entre 2 e 9 de janeiro, as escolas vão estar encerradas e muitos pais e mães serão impossibilitados de trabalhar para ficarem em casa com os filhos. O Governo anunciou que irá reativar o apoio às famílias nesta “semana de contenção”, mas a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN alerta que muitas famílias voltarão a ser forçadas a acumular o teletrabalho com a assistência às crianças, “situação que provoca stress laboral, instabilidade emocional e intranquilidade familiar, como as situações anteriores já demonstraram”.

Por essa razão, a central sindical exige que o Governo “garanta a todos, sem exclusões, o pagamento da remuneração a 100%, independentemente de haver ou não alternância no acompanhamento por parte dos progenitores, no mínimo dois dias cada um, como pretende ‘metricamente’ o Governo”.

Para a CGTP, “mais do que falar dos efeitos da pandemia e na acentuação das desigualdades, é hora de proteger os rendimentos das famílias e assegurar o bem-estar das crianças”. A atual situação “exige uma interpretação imediata e mais favorável da legislação por parte do Governo”, argumenta a central sindical.

Termos relacionados Sociedade
(...)