You are here

CGD: Bloco envia conclusões da comissão de inquérito para o Ministério Público

"Doze meses de trabalho não podem ficar sem consequências. O Bloco entregará as suas conclusões ao Ministério Público para as investigações que entender", disse Moisés Ferreira.
Caixa Geral de Depósitos, foto de Paulete Matos.
Caixa Geral de Depósitos, foto de Paulete Matos.

Moisés Ferreira, deputado do Bloco que acompanhou a comissão de inquérito aos créditos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), apresentou no final de junho um conjunto de propostas para o relatório final do inquérito.

O relatório foi esta terça-feira chumbado depois de o PSD ter requerido votação nominal, num momento onde faltavam dois deputados do Partido Socialista na sala. A manobra permitiu ao PSD e CDS chumbar o relatório. 

Moisés Ferreira decidiu por isso enviar para o Ministério Público as informações que recolheu ao longo da comissão de inquérito, em atividade desde 2016. 

"Doze meses de trabalho não podem ficar sem consequências. O Bloco entregará as suas conclusões e o acervo de trabalho que desenvolveu ao longo deste tempo ao Ministério Público para as investigações que entender", disse à agência Lusa. 

A ausência de conclusões da comissão de inquérito “sempre foi o interesse” do PSD e CDS, aponta o deputado do Bloco. “É claro que existiram no passado vários episódios que prejudicaram a Caixa. Houve erros de gestão, e existiram decisões de gestão no mínimo duvidosas que não têm nada a ver com o interesse público e que devem ser investigadas. Era isso que estava no relatório final se não tivesse sido chumbado”, acrescenta. 

Para além dos empréstimos duvidosos realizados antes de 2012, como por exemplo o “o envolvimento no assalto ao poder no BCP”, Moisés Ferreira destacou também a a “recapitalização irresponsável realizada em 2012”, nomeadamente a premissa aceite pelo governo de se tratar de uma ajuda de estado e a subsequente venda do setor segurador da CGD, algo que “prejudicou seriamente a margem financeira da Caixa, também deve ser investigado e deveria estar nas conclusões do inquérito”. 

Estas conclusões faziam parte das 46 propostas de alteração ao relatório final entregues por Moisés Ferreira no final de junho, das quais 39 foram aceites. 

"Tendo em conta que não há relatório nenhum, o que vamos fazer é adicionar às nossas propostas de alteração, que incidiam muito no período pré-2012, uma série de conclusões da recapitalização de 2012 e pós-2012 para entregar ao Ministério Público", afirmou Moisés Ferreira, adiantando que o Bloco espera estar em condições de fazer essa entrega na próxima semana.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)