You are here

Cessar fogo na Síria termina ao fim de sete dias

Depois de no fim de semana os EUA terem bombardeado uma base do exército sírio, esta segunda feira uma coluna de 31 camiões de ajuda humanitária da ONU para Alepo foi destruída por cinco mísseis lançados por aviões russos ou sírios. ONU fala em "crime de guerra" e decide suspender ajuda humanitária no país.
Coluna de ajuda humanitária, foto de Syrian Red Crescent/EPA/Lusa

Os camiões de ajuda humanitária levavam alimentos fornecidos dados pelas Nações Unidas para 78 mil pessoas isoladas numa zona rural a oeste de Alepo. O ataque fez, segundo o diário britânico The Guardian, pelo menos 12 mortos e destruiu 18 dos 31 camiões. Um porta-voz da ONU, citado pelo mesmo jornal, diz que o ataque pode vir a ser considerado um crime de guerra se se provar que foi intencional. Entretanto,  Jens Laerkee, porta-voz da ONU, afirmou, citado pelo Público, que as Nações Unidas decidiram “suspender todas as movimentações de camiões com ajuda humanitária até ser reavaliada a situação de segurança”.

Durante o fim de semana, a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos bombardeou uma base do exército sírio, matando mais de 60 soldados que a coligação afirma que foram confundidos com combatentes do Daesh (autoproclamado Estado Islâmico), o que acabou por por fim ao frágil acordo de cessar fogo. Poucas horas depois do anúncio do fim do acordo, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos citado pelo jornal Público, o raide que destruiu os camiões foi lançado por aviões russos ou sírios.

Um alto responsável norte-americano declarou ao Guardian que “a esta altura ainda não sabemos se foram os russos ou o regime. Em qualquer dos casos, os russos têm certamente a responsabilidade de contenção – a contenção de fazerem eles próprios atos destes, mas também a responsabilidade de impedir o regime de os fazer”.

Stephen O’Brien, o responsável da ONU pelo auxílio humanitário explicou que a coluna humanitária estava devidamente assinalada e o seu trajeto era conhecido de todas as partes envolvidas no conflito. Afirmou ao The Guardian “deixem-me ser claro: se se descobrir que este ataque insensível teve como alvo deliberado a ajuda humanitária, será considerado um crime de guerra”. “Exijo uma investigação imediata, imparcial e independente deste acidente mortífero” acrescentou.

John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, afirmou por sua vez em comunicado também citado pelo diário britânico que “o regime sírio e a Federação Russa sabiam qual era o destino da coluna e mesmo assim estes trabalhadores humanitários foram mortos enquanto tentavam ajudar o povo sírio”. “Os Estados Unidos vão reavaliar as perspetivas futuras de cooperação com a Rússia”, conclui.

Poucas horas depois do cessar fogo, segunda a AFP citada pelo Público, recomeçaram os bombardeamentos em Alepo, Talbisseh (perto de Homs) e na província de Idleb. O acordo previa que durante a primeira semana apenas fossem permitidos ataques contra os alvos partilhados pelos Estados Unidos e Rússia (como o Daesh e outros grupos considerados terroristas), finda a qual as duas potências deveriam começar a coordenar ataques conjuntos.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)