CESP convoca greve para o 1º de Maio

O pré-aviso de greve abrange todo o setor; Auchan, Dia/Minipreço e Pingo Doce têm greve específica. O sindicato exige um aumento salarial.
Fotografia: CESP/Facebook

Através de um comunicado, o CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal) emitiu um pré-aviso de greve para todo o setor, que abrange todos os trabalhadores do comércio, escritórios e serviços.

Os trabalhadores exigem o aumento dos salários de todos os trabalhadores, a negociação das convenções coletivas de trabalho, o fim da precariedade, horários dignos e regulados, pagamento do trabalho em dia feriado acrescido de 100%, rejeição da proposta de lei de alteração ao Código do Trabalho e revogação das normas gravosas e o encerramento do comércio no 1º de Maio e em todos os domingos e feriados

“Os trabalhadores das Empresas de Distribuição estarão em greve pela negociação do CCT com um pré-aviso de greve dirigido à APED e os trabalhadores do Auchan, Pingo Doce/Jerónimo Martins, Sonae/ Continente e Dia/Minipreço têm greve específica, com pré-avisos próprios com as suas reivindicações”, pode ler-se no comunicado publicado no site oficial do CESP.

Através do Facebook, o CESP criticou ainda a Sonae: "De todos os dias do ano (que são 365) a Sonae escolheu o dia 1º de Maio – Dia do Trabalhador e dia de greve dos trabalhadores da Sonae, para sortear um voucher para actividades de lazer. E qual é a condição? Estar presente no seu horário no local de trabalho(!). Coincidência? De certeza que não."

"O CESP denuncia este comportamento da Sonae, como os de outras empresas de distribuição que tentam “comprar” os trabalhadores com este tipo de “benesses”.

"É uma vergonha. Não lhes chegam os milhões e milhões de lucros que conseguem à custa dos salários de miséria que pagam aos trabalhadores, não lhes chegam a pressão e ritmos de trabalho brutais, os horários desregulados que fazem da vida dos trabalhadores um verdadeiro inferno e os impedem de qualquer possibilidade de conciliar o trabalho com a vida pessoal e familiar", pode ler-se no post.

Termos relacionados Sociedade