You are here

Central da EDP é a empresa com o mais elevado índice de poluição do ar

A associação ambiental Zero anunciou que a Central Termoelétrica de Sines, da EDP, é a unidade que mais contribui para a poluição do ar, enquanto na área dos recursos hídricos o primeiro lugar é ocupado pela estação de tratamento de águas residuais de Matosinhos.
Foto Green Savers

Estes dados resultam de uma análise daquela organização feita a partir de um estudo da Agência Europeia do Ambiente (EEA) para as instalações em Portugal tendo reunido dois rankings.

Desta forma, e no que diz respeito às emissões atmosféricas, a lista continha 280 instalações e um total de 29 poluentes, enquanto no meio aquático, foram avaliados os dados de 56 instalações para 27 poluentes.

O presidente da Zero-Associação Sistema Terrestre Sustentável, Francisco Ferreira, disse à Lusa que foi verificada qual a posição que as [as unidades] ocupavam em relação a cada poluente e depois avaliar o total dessas posições num ranking final", tendo ainda acrescentado que "a classificação não significa que as empresas não estejam a cumprir a legislação ao longo de todo o ano, e que não estejam a utilizar as melhores tecnologias disponíveis".

Em relação à poluição do ar, Francisco Ferreira revelou que a "as cinco primeiras instalações têm na primeira posição a Central Termoelétrica de Sines, seguida de duas fábricas de pasta de papel, da Portucel, em Setúbal e Cacia, respetivamente, depois a Unicer, em Leça do Balio, e em quinto lugar uma cimenteira, da Cimpor, em Alhandra”.

Ainda no que diz respeito à poluição atmosférica, há outras indústrias poluentes no setor da refinação, como a Petrogal e também a pasta de papel, madeiras e alimentação animal.

Sobre os recursos hídricos, Francisco Ferreira disse que as mais poluentes são sobretudo "estações de tratamento de águas residuais e em primeira lugar está a ETAR de Matosinhos, no Porto, em segundo a de Alcântara, em Lisboa, em terceiro a de Ribeira de Moinhos, em Sines, que recebe muitos efluentes industriais, em quarto a Sanest, na Costa do Estoril, e em quinto lugar a ETAR Norte, do sistema SIMRIA, em Aveiro".

Em relação às empresas poluidoras de água, estão ETAR´s ou empresas relacionadas com a indústria, nomeadamente na área da pasta de papel.

a central de Sines é uma instalação extremamente significativa em termos de poluição do ar e ocupa a primeira posição nas emissões de dióxido de carbono, de fluoretos e de compostos inorgânicos de flúor e de mercúrio

Francisco Ferreira notou que a central de Sines "é uma instalação extremamente significativa em termos de poluição do ar e ocupa a primeira posição nas emissões de dióxido de carbono, de fluoretos e de compostos inorgânicos de flúor e de mercúrio".

Já em relação à poluição da água, o ambientalista aludiu a "casos significativos de emissão de metais pesados, como, por exemplo, a ETAR de Matosinhos que ocupa a primeira posição nas emissões de cádmio, cobre, cianeto, chumbo e níquel", mas, a de Alcântara ocupa a primeira posição em outros compostos "problemáticos, os chamados poluentes orgânicos persistentes, alguns deles carcinogénicos".

Entre os poluentes, está o dióxido de carbono, um gás de efeito de estufa responsável pelas alterações climáticas, metais pesados, emitidos para o ar ou para a água, ou compostos que podem enriquecer de forma excessiva o meio aquático com nutrientes, como o azoto ou o fósforo.

Estes poluentes podem ter efeitos nos ecossistemas, na saúde humana, ou em ambos.

Refira-se que um relatório da EEA, divulgado em junho, revelava que 10 países da União Europeia (UE) continuavam em 2014 a ultrapassar os limites nacionais de emissão de poluentes do ar, embora Portugal, tal como o conjunto dos 28, “cumpria as metas”.

No que diz respeito aos recursos hídricos, um acordão de junho do Tribunal de Justiça da União Europeia condenou Portugal, ao pagamento da quantia fixa de três milhões de euros, a uma sanção pecuniária compulsória de 8.000 euros por dia de atraso no cumprimento da diretiva relativa ao tratamento das águas residuais urbanas, em Vila Real de Santo António, no Algarve, e em Matosinhos.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)