You are here

Centenas manifestam-se contra Centro de Resíduos na Figueira da Foz

Cerca de quinhentas pessoas manifestaram-se contra a instalação de um Centro Integrado de Valorização de Resíduos a poucos metros de habitações e numa zona onde já existem duas indústrias de celulose e de atividades de pecuária e agroalimentar.
Centenas manifestam-se contra Centro de Resíduos na Figueira da Foz
Foto de Movimento Marinha Saudável/Facebook.

Cerca de quinhentas pessoas marcaram presença num protesto contra a instalação do CIVR na freguesia da Marinha das Ondas, no sul do concelho da Figueira da Foz, promovida por um movimento popular autodenominado "Marinha Mais Saudável”.  A manifestação teve lugar perto do local onde está a ser planeada a instalação da unidade industrial. 

O deputado José Manuel Pureza marcou presença e exigiu localizações alternativas para a instalação de um Centro Integrado de Valorização de Resíduos (CIVR) na Figueira da Foz. 

"As pessoas que vivem neste território têm sido penalizadas, há gerações que vêm sendo penalizadas pelas empresas que aqui se colocam, é a pasta de papel, são os aviários, agora querem pôr aqui uma unidade de tratamento de resíduos a poucos metros de um restaurante e das casas das pessoas. Isto não é admissível, certamente que se tem de exigir que haja um estudo de localizações alternativas, porque localização não há de faltar, o que é preciso é respeitar estas pessoas", disse o deputado do Bloco de Esquerda à agência Lusa. 

José Manuel Pureza lembrou também que as populações da freguesia da Marinha das Ondas "são super penalizadas no seu dia-a-dia, na sua saúde, nos seus abastecimentos de água, nas suas culturas” uma vez que residem na vizinhança de duas indústrias de celulose e de atividades de pecuária e agroalimentar.

"Estas pessoas não podem continuar a ser penalizadas como se não existissem, isto é um desrespeito que não é admissível", argumentou o deputado do BE, frisando que para compatibilizar a unidade industrial com a vontade das populações – que se dizem contra a localização escolhida mas não contra a empresa – "é preciso ouvir as pessoas”.

O Bloco de Esquerda irá endereçar uma pergunta ao Governo sobre a instalação do CIVR na Figueira da Foz, de forma a compreender qual o critério para a instalação da unidade industrial naquele local.

Termos relacionados Sociedade
(...)