You are here

Centenas de milhões de pessoas escolhem hoje o novo Parlamento Europeu

Realizam-se hoje eleições europeias em 21 países da Europa. Sete países já votaram. Mais de 150 milhões de eleitores deverão escolher quem ocupa 751 lugares no próximo Parlamento Europeu.
Imagem UE.
Imagem UE.

Mais de 400 milhões de eleitores têm hoje a possibilidade de votar para o próximo Parlamento Europeu. Se a participação eleitoral mantiver os níveis anteriores, entre 150 e 200 milhões de votos deverão decidir quem fica com os 751 lugares de eurodeputado, que representam 28 países e uma população de 512 milhões de pessoas. É um dos maiores atos eleitorais do mundo, que se realiza pela nona vez — a primeira foi em 1979.

Alguns países já votaram antes de Domingo: na quinta-feira votaram Holanda e Reino Unido, na sexta-feira a Irlanda e República Checa (que votou também no sábado), no sábado a Letónia, Eslováquia e Malta. Este domingo, é a vez dos restantes países.

Em Portugal, são 21 os lugares de deputado em disputa, a escolher por mais de dez milhões de eleitores. Cerca de 15 mil fizeram-no já na semana passada, aproveitando pela primeira vez a possibilidade de voto antecipado a pedido do eleitor. Quem pediu voto antecipado mas não compareceu, pode votar normalmente este domingo.

Outra novidade nestas eleições é o fim do cartão de eleitor, estando as listas eleitorais agora organizadas por ordem alfabética. Para votar, basta agora a apresentação do Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade, ou outro documento oficial de identificação.

Para saber onde votar, os eleitores podem consultar o seu local de voto no portal de recenseamento, na aplicação de telemóvel MAI Mobile, ou enviando um SMS gratuito para o número 3838 (escrevendo "RE" seguido do número de Cartão de Cidadão e da data de nascimento no formato AAAAMMDD). Se nada disto for possível, podem ainda obter a informação na sua Junta de Freguesia.

Termos relacionados Europeias 2019, Política
(...)