CDU ganha eleições na Renânia do Norte-Vestefália

O partido de Merkel obtém a sua terceira vitória consecutiva em eleições estaduais, realizadas este ano. Desta vez, a vitória foi no estado mais populoso da Alemanha, a Renânia do Norte–Vestefália, que era governado pelo SPD. O Die Linke obtém 4,9% e fica fora do parlamento estadual. Notícia atualizada às zero horas de 15 de maio.
Angela Merkel e Armin Laschet, líder da CDU no estado da Renânia do Norte-Vestefália – Foto de  Focke Strangmann/Epa/Lusa
Angela Merkel e Armin Laschet, líder da CDU no estado da Renânia do Norte-Vestefália – Foto de Focke Strangmann/Epa/Lusa

"Quando a Renânia do Norte-Vestefália espirra, Berlim tem uma gripe"

Realizaram-se, neste domingo 14 de maio, eleições no estado alemão Renânia do Norte – Vestefália, tendo a CDU de Angela Merkel vencido.

A Renânia do Norte – Vestefália é o maior estado da Alemanha, com cerca de um quinto da população do país. Nele situam-se as minas do Ruhr (atualmente quase todas encerradas e a última com encerramento marcado para 2018). Neste estado, onde continuam a ter situada a sua sede empresas como ThyssenKrupp, Bayer, RWE, Lufthansa, Henkel, Eon, Telekom e Deutsche Post. É tradicionalmente um estado onde o SPD tem sido o partido mais forte e nas últimas eleições, em 2012, obteve 39,1% e elegeu 99 deputados.

O Die Welle destaca que esta eleição “serve de indicador” para as legislativas de setembro, lembrando um provérbio: “quando a Renânia do Norte-Vestefália espirra, Berlim tem uma gripe”. O Die Welt aponta que este pode ser o pior resultado para o SPD em 70 anos.

De acordo com a contagem de votos, a CDU obteve 33% e 73 mandatos. Em 2012, teve 26,3%.

O SPD baixou de 39,1% para 31,4% e de 99 mandatos para 70. A líder do partido neste estado, Hannelore Kraftl que governava em coligação com os Verdes, pediu a demissão.

O novo governador deverá ser o líder da CDU, Armin Laschet, que para governar deverá formar uma coligação, sem ainda se saber com que partido(s).

Os liberais do FDP foram o terceiro partido mais votado neste estado, obtendo 12,6% e 28 mandatos. Tinham 8,6% e 22 mandatos.

O partido AfD (Alternativa para a Alemanha), de extrema-direita, deverá conseguir 7,3% e 16 mandatos, tornando-se o quarto partido neste estado. A AfD não existia em 2012.

Em quinto lugar, ficaram os Verdes, que governavam em coligação com o SPD, passando de 11,3% e 29 mandatos, para 6,3% e 14 mandatos.

Em sexto lugar, o Die Linke obteve 4,9%, não conseguindo ultrapassar a barreira dos 5% e não regressando ao parlamento. Em 2012, o Die Linke obteve 2,5%, ficando fora do parlamento, depois de ter obtido 5,6% em 2010.

Fora do parlamento ficou também o partido Piratas, que em 2012 teve 7,8% e 20 mandatos.

A terceira vitória da CDU em 2017

A CDU de Angela Merkel alcança na Renânia do Norte – Vestefália a sua terceira vitória consecutiva este ano, nas eleições estaduais: no final de março passado ganhou no Sarre e, no passado domingo, venceu em Schleswig-Holstein.

O Die Welle realça que o resultado destas eleições na Renânia do Norte – Vestefália é um duro golpe para o SPD e para o seu candidato a chanceler, Martin Schulz, sublinhando que este estado é, tradicionalmente um reduto do SPD, onde apenas houve um governador da CDU em 50 anos.

Notícia atualizada às zero horas de 15 de maio.