CDU derrota SPD nas regionais de Schleswig-Holstein

O partido de Angela Merkel soma a segunda vitória do ano em eleições regionais, desta vez num estado governado desde 2012 pelos social-democratas.
Projeção a partir dos resultados conhecidos às 22h.

As projeções de resultados após a eleição deste domingo no estado de Schleswig-Holstein dão uma vitória para a CDU, com 33%, sobre o SPD, com 26%. O partido da chanceler Merkel cresce 2.2 pontos, enquanto o de Martin Schulz cai 4.4 pontos neste estado no norte da Alemanha, que faz fronteira com a Dinamarca.

As projeções apontam ainda a manutenção dos Verdes como terceiro maior partido deste estado, obtendo 13.5%. Os Verdes integram o  governo do estado coligados com o SPD e o partido regional SSW. Os liberais do FDP crescem 3.3 pontos para 11.5%.

A novidade política desta eleição é a entrada da direita populista do AfD no parlamento regional, ao obter 5.5% dos votos e ultrapassando assim a fasquia dos 5%.

Ainda segundo a projeção, abaixo dessa fasquia ficaram o Die Linke, com 3.5% (subiu 1.3%) e os Partido Pirata, que com apenas 1% perde os seus seis deputados, ao cair 7.2 pontos. O partido SSW, pelas suas características regionais, está isento da fasquia que limita a eleição de deputados dos partidos nacionais.

Com estes resultados, permanece a incógnita sobre a futura composição do governo do Schleswig-Holstein, estando aberta a possibilidade de uma coligação entre CDU, Verdes e Liberais para assegurar maioria no parlamento agora eleito.

No próximo domingo é a vez do estado mais populoso da Alemanha, a Renânia do Norte -Vestfália, ir às urnas para escolher o seu parlamento. Estas eleições são vistas como um teste à popularidade dos dois maiores partidos a poucos meses das eleições legislativas nacionais.

Termos relacionados Internacional