You are here

Catarina defende prioridade à reabilitação para combater pobreza energética

Portugal é dos países com maior pico de mortalidade no inverno e muitas famílias não têm dinheiro para aquecer as suas casas, denunciou Catarina Martins numa visita ao bairro de Aldoar, no Porto.
Catarina Martins visitou habitações no bairro de Aldoar. Foto de Paula Nunes.

Catarina Martins visitou este domingo o bairro de Aldoar, no Porto, e destacou a necessidade de o país combater a pobreza energética da população, que coloca Portugal como um dos países europeus com maior mortalidade no inverno.

Tal como em Aldoar, por todo o país em bairros camarários ou do IHRU, existe “habitação débil, com tanta humidade, que deixa passar o frio por todos os cantos”, testemunhou a coordenadora bloquista no final da visita, concluindo que “o investimento na reabilitação para combater a pobreza energética destas casas tem de ser uma prioridade”.

Lembrando que “quase dois milhões de pessoas vivem no limiar da pobreza”, a coordenadora do Bloco de Esquerda sublinhou o facto de “tanta gente no nosso país não ter nem uma habitação própria para resistir às condições de inverno nem dinheiro para aquecer a habitação” no inverno.

“A tarifa social automática da energia foi um passo, mas não chega de forma nenhuma”, prosseguiu Catarina, concluindo que o atual debate sobre a Lei de Bases da Habitação é uma oportunidade para colocar o tema da pobreza energética no topo da agenda de políticas a desenvolver.

Para além disso, recordou Catarina, por proposta do Bloco foi aprovado no Orçamento do Estado para 2019 o fim do teto de endividamento das autarquias para obras de construção e reabilitação de habitação pública.

“Autarquias e Estado tem neste momento a capacidade para aumentar investimento na habitação pública. Devem fazê-lo construindo mais casas, porque são necessárias. Mas também reabilitando as que tem e combatendo a pobreza energética nessa reabilitação”, defendeu a coordenadora bloquista.

 

Termos relacionados Política
(...)