You are here

Cataclismo financeiro à vista, alerta banco britânico

Royal Bank of Scotland avisa clientes que em 2016 os mercados podem cair 80% e recomenda que vendam tudo, exceto títulos muito seguros.
Foto de Ahmad Nawawi/Flickr

O Royal Bank of Scotland, numa nota enviada aos seus clientes, avisa-os que 2016 será um ano "cataclísmico" para os mercados e para a economia mundial. O banco sugere aos seus clientes que vendam todos os títulos, guardando apenas os títulos muito seguros, como os de dívida pública alemã e norte-americana. Na nota enviada aos clientes, citada pelo diário britânico The Guardian, o banco alerta os clientes que sejam rápidos "numa sala cheia de gente, as portas de saída nunca são suficientemente grandes".

O banco de investimento anuncia que ações e a maior parte dos títulos de dívida dos Estados deixaram de ser ativos seguros. Anuncia o banco escocês ainda que este ano a situação dos mercados é em tudo semelhante à que antecedeu a queda do Lehman Brothers (em 2008), que marcou o início da crise financeira internacional. O banco alerta os clientes que se devem preocupar, não com obter lucro do capital investido, mas com a recuperação desse mesmo capital.

A instituição acusa a Reserva Federal dos Estados Unidos de irresponsabilidade ao subir as taxas de juro nesta situação. O Royal Bank of Scotland prevê uma queda de 80% nos mercados acionistas mundiais, a queda do preço do petróleo para os 16 dólares por barril e a queda de 10 a 20% das ações europeias e norte-americanas. Os analistas da empresa JP Morgan também estão a avisar os clientes que vendam as suas ações.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)