Cascais: Assembleia Municipal recomenda alargamento da tarifa social da água

Os deputados municipais aprovaram por unanimidade a proposta do Bloco de Esquerda para que o executivo passe a aplicar a tarifa social aos munícipes que já beneficiam dela na energia consumida.
Foto Paulete Matos.

A proposta tem como objetivo o alargamento do universo de beneficiários da tarifa social da água no concelho de Cascais, ao aplicar-se o mesmo critério automático que já é aplicado na tarifa social da energia, ao retirar-se “o estigma da prova, por parte do munícipe, da sua insuficiência económica”, refere a concelhia do Bloco de Esquerda/Cascais em comunicado.

A proposta foi aprovada por todas as bancadas da Assembleia Municipal de Cascais na reunião de 29 de janeiro. Com esta recomendação, o executivo camarário deve efetuar uma avaliação do impacto financeiro a medida e submeter a proposta à Assembleia Municipal, de acordo com a legislação em vigor.

“Para o Bloco de Esquerda é essencial e basilar a resolução deste problema, não só pela redução da burocracia que, no formato actual, coloca o ónus do pedido no utilizador e o estigmatiza pelas exigências dessa mesma burocracia, como também para a mitigação dos problemas dos serviços prestados pela empresa Águas de Cascais nos últimos tempos”, sublinha o comunicado.