You are here

Casa do Douro: "Situação dos trabalhadores é prioritária para o Bloco”

Os deputados bloquistas Pedro Soares e Carlos Matias reuniram com a recém-nomeada Comissão Administrativa da Casa do Douro, que procura salvar a instituição do desmantelamento promovido pela ex-ministra Assunção Cristas.
Bloco quer devolver à Casa do Douro "a dignidade que a instituição merece"

Os deputados Carlos Matias e Pedro Soares, representantes do Bloco de Esquerda na Comissão Parlamentar da Agricultura, visitaram na passada sexta-feira a Casa do Douro, no Peso da Régua, onde teve lugar uma reunião com a Comissão Administrativa recentemente nomeada pelo Governo.

Esta nova deslocação à Régua, depois de várias a que os deputados se dedicaram nos últimos meses, teve como principal objectivo recolher da nova administração informações mais atualizadas e precisas acerca das dificuldades e expetativas de funcionamento da instituição.

A visita acontece alguns meses após a aprovação do Projecto-lei conjunto entre Bloco e PS que constituiu um primeiro passo para a resolução dos problemas criados à Casa do Douro. Na opinião dos deputados bloquistas, a instituição foi fortemente prejudicada pelas decisões políticas da anterior maioria PSD/CDS. Decisões essas que pretenderam pura e simplesmente extinguir a instituição, deixando indefesos os pequenos viticultores durienses perante as grandes casas exportadoras e sem representação efetiva dos interesses dos pequenos produtores de vinho da região. A ex-ministra Assunção Cristas, agora líder do CDS-PP, foi na altura a responsável pelo desmantelamento da Casa do Douro e entrega do seu património a entidades ligadas ao CDS-PP e à CAP.

Carlos Matias referiu que, de acordo com o definido no projecto-lei aprovado na Primavera, “a nova Comissão Administrativa está a trabalhar para regularizar as dívidas da Casa do Douro e resolver cabalmente a situação dos trabalhadores desamparados pelas consequências das decisões do anterior Governo. Informaram-nos que, no imediato, têm como prioridade obter rapidamente formas de pagamento das compensações a que os trabalhadores têm direito. A situação dos trabalhadores é prioritária para o Bloco”.

Por seu turno, o deputado Pedro Soares reafirmou ser intenção do Bloco de Esquerda “devolver à Casa do Douro a dignidade que a instituição merece e apresentar brevemente propostas concretas para a converter numa entidade verdadeiramente representativa da produção vitivinícola duriense, com um carácter público e de inscrição obrigatória.”

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)