Caravana pelo Direito à Habitação é lançada este sábado

25 de August 2017 - 16:42

Este sábado terá lugar, pelas 20h, na Disgraça, em Lisboa, um jantar de angariação de fundos, que servirá sobretudo para o lançamento do programa da iniciativa. Entre 8 e 30 de setembro, a Caravana percorrerá o país, passando por vários bairros de norte a sul de Portugal continental, bem como pelos Açores.

Entre 8 e 30 de setembro, a Caravana pelo Direito à Habitação percorrerá o país, passando por vários bairros de norte a sul de Portugal continental, bem como pelos Açores.

Segundo um comunicado divulgado esta sexta-feira, a Caravana pelo Direito à Habitação “reúne moradores e moradoras do centro e das periferias de diversas cidades portuguesas, com ativistas de organizações várias” e surgiu “da necessidade de colmatar a falta de discussão ampla e abrangente sobre a habitação e as cidades, bem como a falta de políticas públicas vinculativas que efetivem estes direitos”.

Da organização da Caravana pelo Direito à Habitação constam coletivos como as Assembleias dos Moradores do Bairro 6 de Maio, Bairro da Torre e Bairro do Jamaika, a Habita!, a CHÃO - Oficina de Etnografia Urbana Gestual (FA-Ulisboa) e o SOS Racismo. A iniciativa conta ainda com o suporte da Guerrilla Foundation. Até ao momento, aderiram também ao projeto o Coletivo Left Hand Rotation e a Marcha Mundial das Mulheres (Coordenação Portuguesa).

Entre 8 e 30 de setembro, a Caravana pelo Direito à Habitação percorrerá o país, passando por vários bairros de norte a sul de Portugal continental, bem como pelos Açores, “animada pela urgência em pensar coletivamente e de forma participada um direito fundamental que pouca representação política tem tido – o direito à habitação e o direito à cidade”.

“Durante a Caravana discutiremos de forma participada e inclusiva, com moradores e moradoras e com um extenso grupo de pessoas que tem refletido na vida cívica, na vida política e na academia, sobre os problemas que bairros e cidades hoje enfrentam — as demolições e os despejos, o aumento das rendas, a precariedade das habitações, a mobilidade e o acesso aos bens essenciais e aos serviços públicos, bem como a gentrificação e a especulação imobiliária —, com vista à criação de soluções que partam diretamente das vivências e das necessidades concretas de populações que têm sido esquecidas, ignoradas, excluídas”, lê-se na missiva.

O jantar de angariação de fundos que terá lugar este sábado, dia 26 de agosto, na Disgraça, rua da Penha de França, 217, em Lisboa, servirá sobretudo para o lançamento do programa da iniciativa (ainda em definição e sujeito a mudanças):

8/09: Casal da Boba, Bairro da Cova da Moura, Bairro 6 de Maio, Amadora
9/09: 2° Torrão/Bairro da Jamaika, Almada e Seixal