Cantanhede: trabalhadores da Mahle em greve

São mais de 600 as pessoas que trabalham na Mahle, empresa de produção de anéis de pistão para a indústria automóvel. Até dia 16 de dezembro, vão estar em greve parcial. Lutam contra o incumprimento do banco de horas e a aplicação de taxas de IRS lesivas.
Unidade de produção da Mahle, em Murtede, Cantanhede. Fotografia: Mahle

De acordo com o pré-aviso entregue pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Norte (SITE), a greve dos trabalhadores da Mahle iniciou no dia 5 de dezembro e prolonga-se até dia 16.

Em causa está o incumprimento do banco de horas por parte da empresa, falta de respeito de algumas chefias para com os trabalhadores, constante prestação de informações incorretas pelos Recursos Humanos e aplicação de taxas de IRS lesivas dos trabalhadores. Lutam também contra o incumprimento do Código de Trabalho, nomeadamente quanto à afixação e distribuição de informação sindical e quanto à informação e consulta de delegado sindical (artigos 465º e 466º do Código do Trabalho).

“Os trabalhadores exigem que a empresa mude de atitude, tratando-os com dignidade. Lamentavelmente a administração não dá sinais de procurar o diálogo” afirma o SITE

Durante a semana, os trabalhadores estão em greve das 12h00 às 14h00 (para o primeiro turno), das 14h00 às 16h00 (para os trabalhadores do segundo turno) e das 22h00 à meia noite (para quem assegura o terceiro turno). Ao fim de semana, a greve tem a duração de quatro horas, sendo das 6h00 às 10h00 para o primeiro turno e das 18h00 às 22h00 para o segundo turno. Para os trabalhadores com horário geral, a greve será das 8h00 às 10h00 e das 9h00 às 11h00.

Grupo Mahle faturou quase 11 mil milhões de euros no ano passado

Em 1990 foi fundada a Cofaeuropa, empresa que em 1997 integrou a Mahle. Situada em Murtede, no concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, a Mahle conta atualmente com mais de 600 trabalhadores. Trata-se de uma empresa que produz anéis de pistão, fornecendo as principais marcas europeias de veículos ligeiros e pesados e alta competição.

Com sede em Estugarda, na Alemanha, o Grupo Mahle possui mais de 160 unidades de produção em todo o mundo, empregando mais de 71 mil pessoas. Em 2021, as vendas do grupo Mahle foram de cerca de 10,9 mil milhões de euros.

Termos relacionados Sociedade