Candidato do CDS branqueia partido espanhol de extrema-direita

Nuno Melo disse à Lusa que o Vox não é um partido de extrema- direita, que é “talvez à direita do CDS em Portugal”, e admite a sua entrada no PPE. Recorde-se que o Vox exigiu a eliminação de medidas contra a violência machista para apoiar o governo de direita na Andaluzia.
Vox Violencia Odio Xenofobia - imagem de twitter M. Teresa

Para o cabeça de lista do CDS às europeias “o Vox estará para o Partido Popular [espanhol] como a Aliança está para o PSD”.

Em entrevista à agência Lusa, Nuno Melo faz questão de branquear o partido espanhol racista, dizendo que o Vox não é um partido de extrema-direita, que “é uma deriva do PP”, “um partido de direita”, “talvez à direita do CDS em Portugal, mas é um partido de direita”.

O candidato do CDS diz também que o Vox “é um partido europeísta” e que “não estranharia, por exemplo, que o Vox viesse no final a entrar no PPE”, o Partido Popular Europeu, a que pertencem PSD e CDS. “90% do que está no programa do Vox encontra-se no [programa do] PP” afirma também Nuno Melo.

Questionado sobre a permanência no PPE, apesar de suspenso, do partido Fidesz da Hungria, o partido xenófobo do primeiro-ministro Viktor Órban, Melo diz que “gostava que o partido ficasse” e justifica: “Ao demonizarmos o Fidesz não ganhamos nada […] Devemos é, pelo contrário, fazer tudo para que o Fidesz se recoloque na linha da moderação”.

Note-se que o Vox, conhecido por ser um partido de extrema-direita e defender uma política contra os imigrantes é um “partido militarista, racista, clerical, pró-imperialista, anti-feminista e neoliberal”. Leia a propósito o artigo “Radiografia do Vox, o novo partido da extrema-direita espanhola”, que alerta que “mais que os seus documentos programáticos, convém julgar o Vox pelas atitudes dos seus dirigentes e as posições propostas face aos grandes problemas nacionais e internacionais”.

Recorde-se também que o Vox exigiu inicialmente a eliminação de medidas contra a violência contra as mulheres para apoiar o governo PP/Ciudadanos na Andaluzia.

O Vox tem boas relações com a extrema-direita de Steve Bannon, Trump e Bolsonaro, na economia defendem um programa neoliberal e o seu líder, Santiago Abascal, defende a liberalização do uso de porte de arma. O responsável pelo seu programa económico, Rúben Manso defende "um Estado reduzido à sua expressão mínima: a Defesa, a segurança interna e a justiça penal. Estes são os serviços que o Estado deve prover; a saúde, a educação e inclusive parte da justiça civil devem ficar em mãos privadas".

Deputado bloquista Moisés Ferreira destaca no facebook que para Nuno Melo os “descendentes do franquismo, perseguidores de migrantes” são muito razoáveis e até podem integrar a família política europeia do CDS e do PSD

Termos relacionados Política
Comentários (1)