You are here

CADRM denuncia mais uma descarga de efluentes suinícolas na Ribeira dos Milagres

Esta quarta-feira, a Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres (CADRM) reportou ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente mais uma descarga ilegal, e convidou a Comissão de Ambiente da Assembleia da República a visitar o Rio Lis e as áreas contaminadas.

Em carta aberta, a Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres (CADRM) endereça um convite à Comissão de Ambiente da Assembleia da República “para visitar o Rio Lis e alguns dos seus afluentes e campos mais contaminados por descargas ilegais de efluentes suinícolas, como é o caso da Ribeira dos Milagres, no concelho de Leiria”.

“Como é de conhecimento público, o Rio Lis e a sua Bacia Hidrográfica estão altamente poluídos devido a práticas ilegais por parte dos suinicultores da região e não há qualquer mecanismo de fiscalização capaz de dissuadir os infractores”, escreve a CADRM.

“Também não existem no local estações de tratamento com dimensão adequada ao volume de resíduos produzidos, no entanto, a estação em funcionamento está a trabalhar abaixo da sua capacidade porque os suinicultores em causa não entregam os resíduos para tratamento”, acrescenta.

De acordo com a CADRM, “recentemente, perdeu-se a oportunidade de construção de uma estação de tratamento que chegou a ter mais de 9 milhões de euros em fundos públicos adjudicados à sua construção”, sendo que “esta situação foi resultado da falta de vontade e má conduta dos beneficiários do projeto e responsáveis pela construção desta infraestrutura”.

Ainda que o ministro do Ambiente, Pedro Matos Fernandes, tenha afirmado recentemente que durante o mês de fevereiro o Governo “receberia uma proposta de solução técnica e de tarifa para o tratamento dos efluentes”, a CADRM desconhece, até à data, qualquer resultado.

Os ambientalistas frisam que “a solução deste problema exige o empenhamento da Assembleia da República e do Governo para finalmente encontrar um caminho adequado”.

Termos relacionados Ambiente
(...)